II SIMPÓSIO VIRTUAL

II Simpósio Virtual atrai mais de 700 espectadores

Público de diversas localidades no Brasil e no exterior marcam presença durante evento online sobre Educação Museal

publicado: 29/09/2021 16h05, última modificação: 11/11/2021 15h08

O II Simpósio Virtual do Museu Regional de São João del-Rei realizado entre os dias 20 a 24 de setembro de 2021 contou com transmissões ao vivo pelo YouTube através de mesas temáticas sobre a Educação Museal no Panorama Atual. O evento compôs a programação da 15ª Primavera de Museus do Ibram e atraiu mais de 762 espectadores acessando do Brasil, América do Norte, Europa, Africa e Ásia.

A programação composta por nove transmissões ao vivo apresentou as visões de convidados de destaque da museologia e da educação, além de pesquisadores de diferentes áreas do saber. A plataforma YouTube contabilizou a soma de 3.200 visualizações totais e 119 novos usuários inscritos no canal do Museu Regional. Ainda não se inscreveu? Aproveite clicando aqui.

Já o website oficial do museu, durante o evento recebeu 1.956 acessos de 963 usuários únicos, espalhados por diversas localidades, destacando-se além das cidades mineiras, como Belo Horizonte e Juiz de Fora, dezenas de espectadores de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília e Salvador. Fora do Brasil, marcaram presença ouvintes localizados em Portugal, Estados Unidos, Suécia, Índia, Hong Kong, Angola, Argentina e Uruguai. Levando em conta os números desde o início da divulgação do edital e abertura de inscrições em 1º de julho de 2021, o site institucional recebeu mais de 23.000 visitas de mais de 13.000 internautas, sendo 89,6% deles visitando pela primeira vez.

A transmissão ao vivo de cada mesa chegou a atingir pico de 65 espectadores simultâneos – pessoas assistindo a transmissão ao mesmo tempo. Posteriormente, uma playlist foi criada no Canal do Museu Regional, oportunizando que os espectadores assistam quando e onde quiserem. Todas as transmissões foram gravadas e reunídas na videoteca do evento. Clique aqui para ser redirecionado para a página.

A identidade de gênero do público dividiu-se entre 76,8% feminino e 23,2% masculino, cuja faixa etária de 25-34 anos ocupa 32,4% dos espectadores e 35-44 anos com 35,8%. O público a partir de 65 anos, representou 7% do total da audiência.

Ao todo, 19 convidados participaram das cinco mesas temáticas. Além destes, o evento digital também abriu espaço para 40 pesquisadores e 19 trabalhos selecionados para as apresentações de Comunicações Orais. As apresentações encontram-se gravadas e também podem ser assistidas na videoteca do evento, clique aqui para acessar.

Todo o evento foi produzido e executado virtualmente, através de recursos e ferramentas digitais, respeitando as práticas de isolamento social em razão da pandemia do novo coronavírus.

Para ter acesso à ações futuras e ficar por dentro da programação do Museu Regional, basta seguir a página do Museu Regional nas seguintes plataformas digitais: