O Largo Tamandaré e a Comunidade

O Largo Tamandaré foi palco de diferentes atividades ao longo dos séculos, fossem profissionais, de lazer ou celebrações diversas.

A comunidade são-joanense ocupou o espaço com desfiles, festas juninas, comércio, parada de animais de transporte ou veículos ou mesmo simples local de passeio.

Nesta sessão estão algumas fotos dessas atividades.

Ao lado, o recorte de uma planta de São João del-Rei de 1949, feita por Carlos E. Alves durante a gestão do prefeito Pe. Osvaldo da Fonseca Torga. Próximo ao centro, em tom azulado, está o Largo Tamandaré. Foto: Arthur Marinho / acervo da Secretaria Municipal de Cultura de São João del-Rei.

Entre monumentos e moradias, comércios e educação…

Descanso e lazer…

Ainda que o espaço da praça tenha sido diminuído em favor do trânsito e do estacionamento de veículos, o local continuou sendo um lugar de passeios. Nas fotos acima, à esquerda e ao centro, crianças posam durante um evento de festa junina enquanto, na foto à direita, tia a sobrinha descansam sobre os canteiros elevados daquela época.

Festas e celebrações…

As festas juninas do Largo Tamandaré se tornaram tradicionais a partir do início da década de 1960. Crianças e adultos se apresentavam em um grande tablado de madeira, diante de uma arquibancada lotada de pessoas.

Desfiles e celebrações…

Se passar o tempo suficiente, muitas fotografias adquirem mesmo uma aura. (…) Enquanto as pinturas ou poemas, pelo simples fato de envelhecerem, não melhoram, não se tornam mais interessantes, todas as fotografias são interessantes e comovedoras se forem suficientemente antigas.

Gilberto Ferrez
(Fotógrafo, pesquisador e crítico de arte)

A comunidade também é parte da exposição

Em novembro, o Museu Regional promoveu um rápido concurso de fotografias do Largo Tamandaré. Os participantes poderiam enviar fotos de quaisquer épocas, com qualquer conteúdo, desde que situadas no Largo Tamandaré. Foram selecionadas quatro imagens que mostram um pouco do local por diferentes pontos de vista. (As fotos estão dispostas por ordem de data.)

MAURÍCIO MALTA TEIXEIRA
1981
Registrada num fim de tarde, a imagem mostra alguns carros ocupando o estacionamento à direita da praça e uma Ford Belina estacionada em frente ao museu. Algumas árvores ainda pequenas e um busto em meio aos canteiros.

ERISMAR CELSO NEPOMUCENO
2014
Em mais um fim de tarde ensolarado, esta foto, registrada em grande angular, consegue mostrar em um único clique uma parte da praça e a fachada do Museu Regional. A esquerda, o monumento aos 200 anos da Inconfidência Mineira já deteriorado e, ao centro, sombras de árvores e motocicletas dão um tom poético ao se misturarem com os paralelepípedos.

MATEUS HENRIQUE DE FREITAS PAIVA
2019
A visão aérea do Largo Tamandaré, destacando os telhados coloniais da vizinhança e parte das copas das árvores. Destaque para os telhados do Museu Regional, ainda em fase de recuperação, mas já quase totalmente lavados e apresentando uma cor clara.

PRETA LENTE
2020
A mais recente das fotografias mostra o grafite instalado nos tapumes que atualmente cerca toda a extensão da praça. O registro de mais uma reforma do Largo Tamandaré.

CONTINUE NAVEGANDO PELAS OUTRAS SALAS DA EXPOSIÇÃO

Escolha uma das opções abaixo.

Você tem histórias e fotos que quer compartilhar conosco? Entre em contato pelo e-mail e ajude a aumentar ainda mais este vasto acervo sobre São João del-Rei. Envie sua mensagem para: mrsjdr@museus.gov.br