Apresentação

As visitações mediadas aconteceram no Museu Regional desde seu início, na década de 1960, embora não de forma contínua ou sistematizada, mas esporadicamente. Da mesma forma, a partir dos anos 1980, foram realizados projetos educacionais, com o objetivo de aproximar a instituição do público local.

Entretanto, com a criação do Núcleo Educativo do Museu, em 2010, foi possível não só consolidar essas ações, mas também ampliá-las. O contato com as escolas e outras instituições resultaram em parcerias satisfatórias. De acordo com a missão do Museu, o programa educativo procura promover ações que incentivem o conhecimento, valorizem a memória e exaltem os bens e as manifestações culturais. Tais atividades são apoiadas em diretrizes pedagógicas, baseadas no pensamento crítico, diálogo e construção do processo de aprendizagem de forma colaborativa.

O objetivo geral deste núcleo é estreitar a relação do Museu com o seu público, que envolve a comunidade escolar e a sociedade local, bem como visitantes em geral. O Museu é um lugar de encontro onde os diversos públicos se cruzam e encontram conhecimento e lazer. Onde as memórias locais, bem como a história regional e nacional, são apresentadas e ressignificadas de acordo com as experiências vivenciadas pelos visitantes.

Em seu programa educativo e cultural, em cuja ampliação tem-se investido esforços, procura-se contemplar o patrimônio cultural em suas diversas características. As ações educativas não somente trabalham com o acervo museal, mas também procuram planejar ações que promovam o rico patrimônio natural da região e as manifestações populares. Além disso, o programa também busca valorizar o patrimônio material da cidade e promover ações educativas que incentivem professores e alunos a repensarem seus conceitos sobre patrimônio, museu, memórias e outros.