Exposição temporária

Exposição do Museu Regional apresenta telas com técnica de pontilhismo

Em sua primeira mostra individual, Simone Artur retrata paisagens diversas do litoral brasileiro.

publicado: 02/12/2022 14h24, última modificação: 02/12/2022 14h24

O Museu Regional inaugura, nesta quarta-feira (7), partir das 19h, a exposição “O Impressionante Pontilhismo”, da artista plástica são-joanense Simone Artur. Composta por 13 pinturas em óleo sobre tela, a mostra apresenta obras concebidas com técnica de pontilhismo, tendo como tema principal as paisagens praianas que a autora conheceu durante suas viagens.

Bacharel em direito e aluna do artista plástico e Mestre e Artes Diego Mendonça, esta é a primeira exposição individual de Simone, que participa de salões e eventos coletivos desde 2016 – sendo premiada com a medalha de bronze do 9º Salão Nacional das Artes, no Rio de Janeiro, com a tela “Menino com Cachorro Correndo na Praia de Ilhéus”.

A técnica usada pela autora, o pontilhismo, consiste em marcar pequenos pontos sobre a tela, com cores variadas, formando um mosaico de tinta. Vistos com certo distanciamento, o conjunto de pontos compõe a ilusão da imagem. Com esse artifício, as obras trazem retrações de praias de Itacaré, Trancoso, Ilhéus, Maceió e Sauípe, além paisagens do campo, natureza diversa e retratos.

Selecionada entre as propostas enviadas durante o chamamento público do Museu, a inauguração da exposição acontece juntamente às comemorações do aniversário de São João del-Rei. Além da mostra, estão previstos dois recitais de órgão e canto lírico, dias 6 e 8 de dezembro, ambos a partir das 19h.

“O Impressionante Pontilhismo” fica em cartaz até o dia 26 de fevereiro, na sala de exposições temporárias do Museu Regional de São João del-Rei. A entrada é gratuita.

Serviço:

Inauguração das exposição Pintura dos Pontos:
Quarta-feira, 7 de dezembro de 2022, 19h.

Visitação:
De terça à sexta-feira, das 10h às 17.
Sábados e domingos, de 12h às 16h.