Museu Regional realiza eventos em celebração aos 309 anos de São João del-Rei

Além de um concerto com apresentações de alunos do curso de Música da UFSJ, o Museu também recebe nova exposição temporária e apresenta recital de órgão com Elisa Freixo.

publicado: 30/11/2022 17h04, última modificação: 07/02/2023 15h04

Em comemoração ao aniversário de São João del-Rei, o Museu Regional preparou três eventos entre os dias 6 e 8 de dezembro. Além da nova exposição de arte, também estão planejadas duas apresentações musicais.

Iniciando as celebrações, acontece o recital de canto lírico e órgão de tubos, com alunos do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de São João del-Rei, acompanhados do pianista/organista Gabriel Casara. Marcado para as 19h do dia 6 de dezembro, o evento foi organizado por Casara e pela Professora Elenis Guimarães (ambos do Departamento de Música da UFSJ) e vai contar com seis solistas de canto, violino e espineta.

Na quarta-feira (07), a partir da 19h, aconteceu a inauguração da exposição “O Impressionante Pontilhismo”, de Simone Artur. A mostra, que ficará em cartaz no Museu até março, é uma das selecionadas no chamamento público realizado pela instituição e conta com treze quadros de cenas de praias brasileiras (Itacaré, Trancoso, Ilhéus, Maceió, Sauípe), captadas em viagens, além de outras cenas diversas e retratos.

Já no feriado de aniversário da cidade, 8 de dezembro, às 19h, Elisa Freixo está de volta para fechar a programação com um recital de órgão de tubos especial. No programa, a organista selecionou peças com temática natalina e também algumas obras dedicadas ao Advento e à Maria – na mesma data também se comemora o dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição.

A apresentação de Elisa encerra um projeto realizado no Museu ao longo de 2022, envolvendo a formação de novos organistas e a apresentação do instrumento a alunos do Ensino Fundamental. Ação resultou em recitais para o público infanto-juvenil, com trabalho de educação patrimonial e musical.

Todos os eventos são gratuitos e abertos ao público, até atingir a lotação do museu.