Aniversário

60 anos do Museu Regional: confira 3 curiosidades

Instituição completa seis décadas de existência em Julho

publicado: 23/06/2023 16h58, última modificação: 23/06/2023 16h59

Em julho de 2023, o Museu Regional completará 60 anos desde a sua abertura oficial ao público. Como parte das celebrações trouxemos três curiosidades sobre a instituição. Confira agora:

Primeira Exposição: A abertura oficial do Museu Regional aconteceu no dia 29 de julho de 1963. Nesta data, relembrava-se o centenário do Embaixador Gastão da Cunha. A primeira exposição do Museu foi uma homenagem ao ilustre são-joanense, com um acervo que relembrava sua vida e carreira, por meio de fotografias e documentos. Na ocasião, Rodrigo Melo e Franco de Andrade, diretor do IPHAN, realizou o discurso inaugural da exposição comemorativa, homenageando Gastão da Cunha.

Inclusive, em nosso site tem um post completo sobre o Embaixador, no quadro Gente das Vertentes. Para acessar, basta clicar aqui.

Acervo: O acervo do Museu Regional é formado pelas coleções arquivísticas, bibliográficas e museológicas. Foi adquirido por meio de doações, transferências e permutas, principalmente nos primeiros anos em que foi criado. O acervo bibliográfico possui mais de 1500 volumes, entre livros, revistas, catálogos e jornais. Já o acervo museológico é constituído por cerca de 500 objetos, sendo representações cotidianas do povo mineiro, entre os séculos XVII e XX.

Lembrando que o nosso acervo que encontra-se disponível online, para quem tiver interesse em acessar.

Painel Biface: O painel visto no primeiro andar do Museu foi idealizado por Lúcio Costa e a execução foi feita pelo artista João Guimarães Vieira, em 1957. A ideia era criar um painel educativo que tivesse relação com o acervo museológico. O arquiteto Lúcio Costa, além de participar da reconstrução do casarão onde está localizado o Museu Regional, é reconhecido como um dos principais responsáveis pelo projeto do Plano Piloto de Brasília.

O Núcleo Educativo do Museu Regional realizou a publicação do livro “O Painel, o Patrimônio e Olhar da Criança”. O livro está disponível online.