Balanço

Primavera dos Museus movimenta o mês de setembro no Museu Regional

Ao todo, eventos receberam quase 200 pessoas ao longo da semana

publicado: 26/09/2023 16h10, última modificação: 13/11/2023 12h06

A 17ª edição da Primavera dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), aconteceu ao longo da última semana, entre os dias 18 e 22 de setembro. Com o tema “Memórias e democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas”, o Museu Regional recebeu um público variado que participou das reflexões propostas.

No primeiro dia, 18, ocorreu a exibição do vídeo-documentário “Será que tem indígena aqui?”. Nele, Kanatyo e Siwë, dois líderes da aldeia Pataxó Muã Mimatxi, localizada em Itapecerica (MG), apresentaram a sua história, seus costumes e visões de mundo. Após o curta, realizou-se uma roda de conversa, com as nove pessoas presentes, sobre a cultura indígena, a importância dos povos originários na preservação do meio ambiente e dos saberes ancestrais.

Na terça-feira, dia 19, o jornalista e Mestre em Teoria Literária e Crítica da Cultura (UFSJ), Carlos Bem, foi convidado para uma apresentação sobre a Memória do Movimento LGBTQIAP+. O pesquisador exibiu fatos que marcaram a luta da comunidade LGBT no Brasil e no mundo, eventos marcantes e as conquistas do movimento aqui em São João del-Rei. Ao todo, o público foi de 36 pessoas, inclusive com a presença de uma turma do CESEC.

Já no dia seguinte, o grande evento foi o Encontrão do Movimento LGBT+ da Região das Vertentes. Felipe Adão, os integrantes do Movimento e o público debateram sobre a possibilidade de retomar a realização das paradas LGBTQIAP+ em São João e região da Vertentes. Além disso, a noite foi encerrada com uma performance da drag queen Agatha Fiori. O Encontro contou com um público de 33 presentes.

O quarto dia de eventos foi marcado pela presença das convidadas D.Vicentina Teixeira e D. Izabel Almeida. Elas apresentaram a história e a memória do Movimento Negro da cidade e região. O público compareceu em bom número, 51 pessoas, e tivemos a presença da turma do segundo período do curso de Pedagogia da UFSJ.

Finalizando essa edição, dia 22, foram realizadas atividades para a formação de professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental I. As professoras Christianni Morais e Kelly Julio (UFSJ) ministraram o curso em duas turmas, uma na parte da manhã e outra na tarde. Foi um momento de conversa, compartilhamento de experiências e reflexões sobre como tratar temas do patrimônio e da diversidade com as crianças. Somando as duas turmas, participaram da capacitação 50 profissionais. A atividade faz parte do Projeto PROPHA, com financiamento da PROEX e da Fapemig (APQ 03748-22).