Semana do Patrimônio

O patrimônio museológico de São João del-Rei

O acervo do Museu Regional é um patrimônio artístico, cultural e histórico da cidade.

publicado: 05/03/2020 16h51, última modificação: 02/04/2020 09h38

O patrimônio cultural de São João del-Rei e região não se resume à arquitetura dos períodos colonial e imperial, mas também é composto por objetos de arte e história. A cidade possui onze museus e memoriais que salvaguardam diversas memórias, seja do cotidiano social, econômico, musical, religioso, político ou militar.

Entre essas instituições estão o Museu Regional de São João del-Rei, o Museu de Arte Sacra, o Museu da Força Expedicionária Brasileira (FEB), o Museu Municipal Tomé Portes Del Rei, o Museu Ferroviário, o Memorial Dom Lucas, o Memorial Tancredo Neves, o Museu dos Sinos, o Museu da Música (CEREM), a Fundação Koellreutter e o Museu do Barro. O passado que formou a cultura e o modo de vida dos cidadãos de hoje pode ser conhecido ou relembrado em cada um desses locais.

Aberto ao público em 1963, o Museu Regional foi a primeira dessas instituições a ser instalado na cidade. Com um acervo variado, adquirido e reunido ao longo da década de 1950, o museu expõe ao público muitos dos objetos que compõem a identidade do povo mineiro.

O acervo do Museu Regional

Sediado no antigo Casarão do Comendador Mourão, de frente à Praça Severiano de Resende (Largo Tamandaré), o Museu Regional possui uma vasta coleção, dividida entre acervo museológico, arquivístico e bibliográfico. Organizado, em sua maioria, ao longo da década de 1950, as peças e documentos remetem à vida cotidiana e doméstica, urbana ou rural. Já a biblioteca é especializada em museologia, história de Minas Gerias e da cidade.

O acervo museológico é composto por quase 500 obras. São peças datadas entre o final do século XVIII e início do século XX, em sua maioria originárias do estado de Minas Gerais. A maior parte da coleção é formada por obras de arte sacra, utensílios e mobiliários domésticos, meios de transporte e equipamentos de trabalho.

Com intenção de ilustrar o modo de viver, trabalhar e se relacionar da população mineira dos períodos setecentistas e oitocentistas, o acervo é constituído principalmente de objetos antes utilizados no ambiente doméstico. As coleções de arte sacra são composta por imagens e oratórios oriundos de casas e de fazendas da região. O mesmo pode ser dito do mobiliário, formado por camas, cadeiras, mesas, cômodas e armários.

Os instrumentos de trabalho relembram os ofícios praticados no período do Brasil colonial, com ferramentas de entalhe da madeira que remetem, muitas vezes, às próprias obras expostas no museu, como as imagens sacras e o mobiliário.

A coleção foi ampliada ao longo dos anos. Peças do primeiro banco privado de Minas Gerais, inaugurado em São João del-Rei em 1860, passaram a fazer parte do acervo museológico. Máquinas de escrever e calculadoras mecânicas, além de objetos de escritório datados do início do século XX remontam ao cotidiano econômico da região do Campo das Vertentes.

Diferente do acervo museológico, o arquivístico possui uma temática bem mais vasta que o ambiente doméstico e profissional. Quando foi criado, o Museu Regional possuía mais de 100 mil documentos da Comarca do Rio das Mortes, entre outras coleções familiares e particulares.

Em 2007, quase toda a documentação da Comarca, composta por inventários, testamentos, certidões, autos judiciais, entre outros, foi transferida para o escritório técnico do IPHAN na idade, restando muito pouco desta coleção.

Ainda assim, o arquivo da instituição conta atualmente com mais de mil documentos. São fotografias do conjunto urbano de São João del-Rei, registros genealógicos, fotos particulares de famílias da região, bilhetes postais, mapas, registros comerciais e bancários, fotografias dos século XIX, álbuns impressos, catálogos e uma variedade de outros papeis, impressos ou manuscritos.

Por fim, o acervo bibliográfico conta com mais de 1500 volumes. São livros, catálogos e revistas com temáticas artísticas, históricas e noticiosas. Uma grande variedade de livros registram a história de São João del-Rei e cidades próximas, de autoria de pesquisadores locais e regionais. Há também publicações oriundas de museus de todo o país e volumes dedicados a arquitetura.

A biblioteca conta ainda com a coleção de Revistas do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, publicadas pelo IPHAN desde sua fundação na década de 1930.

Todo o acervo do Museu Regional, somado ao dos demais museus de São João del-Rei, compõem um vasto patrimônio cultural, histórico e artístico que enriquece ainda mais a cultura nacional. A memória permanece viva através dos objetos e das histórias que eles contam. Dessa forma, a preservação das obras museológicas é um passo importante para que as futuras gerações possam entender e conhecer o modo de vida de grupos sociais no passado, e compreenderem como eles influenciam o cotidiano do presente.

FONTES CONSULTADAS

Arquivos do Museu Regional de São João del-Rei

São João del-Rei: Tensões e Conflitos entre o Passado e o Progresso (dissertação de mestrado de Raf. J. C. Flôres, 2007).