Balanço 22ª Semana de Museus

publicado: 21/05/2024 17h00, última modificação: 21/05/2024 17h00

Nos dias 14, 15 e 16 de maio de 2024, durante a 22ª Semana de Museus, aconteceu no Museu Regional de São João del-Rei o minicurso “Educação Museal – Introdução à Teoria e Prática” como atividade da semana comemorativa, cujo tema foi Museus, Educação e Pesquisa.

O objetivo do curso foi promover a educação e pesquisa no campo, sobretudo na educação museal. Além disso, também buscou-se estreitar relação com a cidade e contribuir com o desenvolvimento social, já que a região possui diversas instituições culturais e o museu tem a pretensão de ser um difusor de conhecimentos.

Treze pessoas se inscreveram para o minicurso e participaram durante os três dias, entre atividades de discussão teórica e atividades práticas. No primeiro dia, foi apresentado brevemente a história dos museus; o conceito de museu na lei 11.904 de 14 de Janeiro de 2009; do ICOM de 2022 e a criação do Instituto Brasileiro de Museus. Foi apresentado, ainda, como a função educativa dos museus foi sendo valorizada ao longo do tempo, a construção da Política Nacional de Educação Museal e como se dá a atuação do Núcleo Educativo no Museu Regional de São João del-Rei.

No segundo dia, foram apresentados e discutidos alguns referenciais teóricos que embasam a Educação Museal, os princípios que a regem de acordo com a PNEM e o Núcleo Educativo do MRSJDR. Ademais, apresentamos o tipo de abordagem que a equipe faz do objeto museal para propiciar discussões mais profundas sobre diversos temas. E por fim, comentou-se sobre algumas habilidades e conhecimentos que o educador pode ter e que facilitam a prática educativa.

No último dia do curso, foi realizada uma atividade prática em que os participantes puderam mediar uma visita ao museu, tendo como foco o objeto escolhido por cada um deles. Foram momentos de muito aprendizado, compartilhamento de conhecimentos e troca de experiências.

A equipe do Núcleo Educativo acredita que os objetivos da atividade foram alcançados, pois, de acordo com a avaliação feita pelos participantes, o minicurso atendeu e em alguns casos superou as suas expectativas. Na avaliação foi perguntado a eles se o curso atendeu às suas expectativa e o porquê. A resposta foi positiva por unanimidade e os motivos foram diversos, tais como: novos aprendizados sobre o museu e seu funcionamento, houve debates muito interessantes, o curso foi bem organizado e mediado e porque foi uma “experiência transformadora”.

Outro item da avaliação foi sobre sugestões e comentários que por acaso eles tivessem para fazer. A sugestão mais citada foi uma maior duração do curso, com mais dias ou mais horas por dia; a segunda sugestão mais citada foi deixar as referências do curso disponibilizadas em uma lista ou no drive; em terceiro lugar, ficaram empatadas duas sugestões: o museu fazer parceria com a Universidade Federal de São João del-Rei para atividades no curso de História e o museu promover outros cursos com o mesmo ou outros temas.

Todas as fotos do evento podem ser acessadas no Flickr do Museu Regional.