Gente das Vertentes

Antonino de la Pedraja Resende

publicado: 15/10/2018 10h02, última modificação: 27/09/2019 10h05

Sabemos que, para um professor, o trabalho nunca se reduz a apenas lecionar, estar dentro de uma sala de aula diante de seus alunos. O ofício transcende as fronteiras da educação e se torna uma missão de vida. É fato que, para esse profissional, a responsabilidade é extrema, pois torna-se contribuinte para a formação intelectual, moral e ética de cidadãos, mostrando caminho para os melhores referenciais de mundo.

O professor Antonino de La Pedraja Resende levou tudo isso muito a sério. Além de ter formação em diversas áreas educacionais e lecionado múltiplas disciplinas, Resende mantinha forte relação com a escrita e flertava com a poesia. Natural de Coronel Xavier Chaves, cidade vizinha de São João del-Rei, este professor escreveu diários com inúmeras reflexões que ajudam contar sua história.

A esposa de Antonino, Dulce Johann de Resende, com quem teve 4 filhos, foi quem descobriu o universo de escritas do marido. Dulce, ao compilar diários de reflexões guardados em gavetas e caixas, contribuiu para que a sociedade conhecesse o amor que Antonino teve pela docência e reflexão sobre a vida. Uma das mais expressivas obras é “Educação e Vida do Professor Antonino”.

A carreira docente do falecido educador começou em 1957, aos 18 anos, quando deu aulas sobre a Bíblia na Escolinha do Bairro Santo Antônio. Nesse período, Antonino era seminarista, mas abandonou a doutrinação em 1964. Já como profissional da educação, começou no magistério em 1966, no Colégio São José. Durante toda sua carreira, Antonino foi professor, filósofo e também poeta, relatando por escrito o cotidiano da docência.

Como uma ironia do destino, o professor faleceu durante seu ofício, em sala de aula. Antonino de la Pedraja Resende inspirou alunos da Escola São Francisco de Paula, em Divinópolis, até o último segundo de vida, quando teve um infarto fulminante, em 2007, aos 68 anos.

 Devido a sua história inspiradora, o professor virou tema do artigo científico “Diálogo e amorosidade na práxis docente: Significações da educação libertadora” da pesquisadora Laryssa Layla Carvalho Silveira, com orientação da professora Bruna Sola da Silva Ramos. Embasando-se em pensamentos de Paulo Freire, a pesquisa propõe uma análise da relação teórica e prática nos escritos de Antonino.

Por João Victor Militani