GENTE DAS VERTENTES

Altivo de Lemos Sette Câmara

publicado: 14/04/2023 17h05, última modificação: 14/04/2023 17h05
Foto: reprodução (IHG-SJDR)

Altivo de Lemos nasceu em 1908, na cidade de São João del-Rei. Filho de Sebastião Rodrigues Sette e Câmara e Elisa de Lemos, Altivo atuou em diferentes áreas e deixou muitas contribuições para a cidade.

Escritor, formado em Direito na Universidade do Brasil, piloto da aviação civil, poeta, artista, jornalista e crítico. Morou em lugares diferentes, como Belo Horizonte e Rio de Janeiro, de onde enviava publicações e escritos para São João. Em 1950, retornou para sua cidade natal e permaneceu até o seu falecimento.

Também atuou como inspetor escolar do Ministério da Educação, participou da fundação do Centro Artístico Cultural de São João del-Rei (CAC) e foi um dos fundadores do Instituto Histórico e Geográfico (IHG-SJDR), no início dos anos 70. Em seu currículo da vida ainda foi membro do Instituto Brasileiro de Estudos Sociais.

Uma das principais atividades de Altivo era escrever para os jornais Diário do Comércio e Ponte da Cadeia, quando compartilhava com os leitores seus pensamentos, opiniões e visões de mundo políticas, econômicas e culturais da cidade. Foi considerado um homem a frente de seu tempo, mas com seus pensamentos, humor instigante, personalidade forte e críticas era incompreendido por algumas pessoas. Além dos textos para os jornais, Altivo também publicou pequenos livros e poemas.

Altivo de Lemos foi casado com Solange Ribeiro e juntos tiveram um filho. O escritor faleceu em setembro de 1982, sendo enterrado no cemitério da Igreja São Francisco de Assis, em São João del-Rei.

Referências: Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei