5 em 1

5 em 1: Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar

Conheça cinco curiosidades sobre uma das principais Igrejas de São João del-Rei

publicado: 28/07/2020 10h43, última modificação: 28/07/2020 11h35

Construída no século 18

Em 12 de setembro de 1721, a Irmandade do Santíssimo Sacramento deu os primeiros passos para a edificação da Igreja de Nossa Senhora do Pilar. Por meio de uma licença, a organização tinha o propósito de reconstruir uma nova igreja. Visto que antes se tinha apenas uma simples capela e que ela se encontrava fora do centro da vila, construída no Morro da Forca. Além isso, essa capela tinha sido destruída em um incêndio durante a Guerra dos Emboabas alguns anos antes. Devido a todos esses fatores, a Irmandade iniciou as ações para a realização do que viria a ser a Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar.

Peças vindas de Portugal

Com mais de uma década desde o início da construção da nova Igreja, a futura Catedral Basílica recebeu da Corte de Portugal alguns materiais e objetos para a ornamentação da capela-mor. Para a composição do espaço, os responsáveis pelas obras receberam tintas, óleos, gessos e ouro em fora de folhas. Além disso, eles ainda receberam dois painéis que representam “O Senhor na Casa do Fariseu” e a “Mesa do Senhor”. Ambos os quadros se encontram ainda na Igreja.  

Catedral e Basílica

No ano de 1960, foi instalada a Diocese em São João del-Rei e com a chegada da instituição, a Igreja passou a ter o título de Catedral. Cinco anos após essa primeira elevação, ela recebeu mais uma nomeação: ela passou a ser considerada também uma Basílica. Após 55 anos, a Igreja de Nossa Senhora do Pilar continua sendo a única Catedral Basílica da cidade. 

Influências Neoclássicas

Em toda a construção foram utilizados materiais de alvenaria e pedra. Nota-se que a edificação teve como influência a arquitetura neoclássica, pois nesse tipo de estrutura existe a predominância de formas regulares e simétricas. Além disso, entre as torres existe um frontão triangular e na parte de dentro da Igreja construiu-se uma abóboda, um tipo de teto arqueado. Essas duas características ajudam a identificar um espaço construído nas vertentes do estilo neoclássico.

Uma honra à padroeira

Em 1954, o Papa Pio XII coroou a Imagem de Nossa Senhora do Pilar. O pontífice também escolheu Nossa Senhora do Pilar como padroeira da cidade. Já em 1961, o Papa João XXIII elegeu a Santa como padroeira da Diocese de São João del-Rei. A festa em honra a Nossa Senhora do Pilar acontece no mês de outubro e o dia 12 é considerado o dia maior da festividade.

Fontes:

Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar

IPHAN

Devoção a Nossa Senhora do Pilar

Padroeira

Padroeira da Diocese recebe homenagens em São João del-Rei