5 em 1

5 em 1: Conservatório de Música Padre José Maria Xavier

Conheça cinco curiosidades sobre a escola de música são-joanense

publicado: 27/10/2020 10h29, última modificação: 27/10/2020 10h36

O conservatório e a Rádio São João

O Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier foi fundado em 1953, mesmo ano em que iniciou suas atividades, através da Lei Governador Juscelino Kubitschek. No início, a instituição estava sediada no auditório da Rádio São João, era conhecida como Conservatório Mineiro de Música de São João del-Rei e tinha como objetivo dar suporte ás orquestras bicentenárias: Lira Sanjoanense (1776) e Ribeiro Bastos (1790).

60 anos do atual Conservatório

Desde 1960, o conservatório está localizado na construção da Rua Padre José Maria Xavier. Além de seguir com o objetivo inicial, oferecer suporte para as grandes orquestras da cidade, hoje, a instituição segue os planos originais de JK, formando músicos de todas as idades, gratuitamente, através de 21 cursos e da biblioteca de partituras e CD’s aberta a qualquer um que tenha interesse de pesquisa.

Mais um plano de JK: os Conservatórios de Minas

O primeiro entre 12, o conservatório de São João del-Rei contribui para o atual status de Minas como único estado brasileiro com estudo público de música. Quando projetadas pelo, então Governador do estado de Minas Gerais, Juscelino Kubitschek,  essas instituições tinham o objetivo central de formar profissionais de música (compositores, cantores e instrumentistas), ampliando a cultura musical mineira.

Aprendizado musical gratuito

O conservatório de São João del-Rei, assim como todas as 12 instituições do gênero espalhadas por Minas Gerais, é uma organização estadual, ou seja, é mantida pelo estado e, portanto, é pública. Todos os cursos estão disponíveis de forma gratuita para qualquer um com mais de 6 anos.

Padre José Maria Xavier: o patrono

O nome do conservatório faz homenagem a José Maria Xavier, são-joanense que ficou conhecido por seu trabalho como compositor de música sacra e como Padre católico. Sua obra chegou a ser reconhecida por Pedro II, que a citou em seus diários como a melhor obra mineira que ouviu. Ele é o patrono da cadeira n° 12 da Academia Brasileira de Música e do Conservatório de São João del-Rei.

Fontes:

Conservatório de Música Padre José Maria Xavier