Exposições Virtuais

Uma exposição museológica é uma forma de se comunicar idéias, conceitos e conhecimentos através da apresentação organizada de objetos e informações. Salões, galerias e às vezes prédios inteiros podem se tornar espaço expositivo para a narrativa que se pretende realizar, mas com o advento das tecnologias da informação, esses espaços foram ampliados para o ambiente digital, aumentando as possibilidades expositivas e o alcance das mostras. O que antes era local e limitado ao ambiente físico, agora pode se tornar universal e, praticamente, ilimitado.

Em abril de 2020, devido ao período de isolamento social causado pela pandemia de covid-19, o Museu Regional de São João del-Rei inaugurou a sua primeira exposição virtual, tendo como tema os oratórios que compõem seu acervo. Em dezembro do mesmo ano, veio a segunda mostra, dessa vez tendo como tema o Largo Tamandaré – um logradouro de grande importância histórica para o município. Essa exposição trouxe não apenas parte do acervo fotográfico do museu, mas também a participação da comunidade, que colaborou com acervos fotográficos particulares e memórias de família. Em ambos os casos, a experiência foi realizada utilizando das próprias ferramentas wordpress do site institucional.

Posteriormente, em comemoração aos 60 anos de abertura do Museu, foi recriada virtualmente a primeira exposição feita na instituição, em 1963, dedicada ao embaixado Gastão da Cunha. Desta vez foi utilizado a plataforma Sway, da Microsoft.