Balanço do Inverno Cultural: mil pessoas em uma semana

publicado: 30/07/2018 17h41, última modificação: 26/09/2019 17h46

Eventos e exposições agitaram o Museu Regional ao longo da última semana.

Entre os dias 22 e 29 de julho, o Museu Regional desenvolveu seis atividades associadas ao 30º Inverno Cultural da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), além de receber duas exposições temporárias realizadas por alunos e professores da instituição. As atividades e exposições atraíram mais de mil pessoas ao Museu durante os oito dias de evento.

Inverno Cultural é realizado anualmente pela UFSJ, com apresentações variadas, oficinas e shows musicais, espalhados por diversos locais da cidade, além dos outros municípios onde a universidade também atua. Todos os anos, o Museu Regional cede espaço para realização de exposições montadas pelos participantes do Inverno Cultural e também realiza seus próprios eventos.

A mostra No Caminho do Barro trouxe peças em cerâmica e gesso criadas por alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). A exposição é resultado de uma oficina que começou esse ano na instituição, organizada pelo professor do curso de Artes Aplicadas da UFSJ, Kleber José da Silva. Segundo Silva, as peças expostas foram escolhidas sem nenhum juízo de valor estético, já que muitos dos alunos possuem pouca coordenação motora para modelagem. “A intenção é fazer com que eles se entendam como artistas, seja vejam como tal. É uma ação simbólica para valorizar a atividade dos alunos”, explica o professor.

Junto com a mostra Penso, logo resisto, idealizada e criada por alunas do curso de Jornalismo, as exposições receberam cerca de 800 visitantes durante os oito dias em que ficaram em cartaz.

As alunas do curso de licenciatura em Teatro da UFSJ, Paolla Andrade e Thainá Rodrigues, aplicaram uma oficina de palhaçaria e uma intervenção de palhaços, com as personagens Montanha e Ricota.

Segundo Paolla, as ações superaram as expectativas, atraindo um público participativo e interessado. “Foi possível apresentar o museu de uma forma diferente, não só contemplativa, mas também participativa”, comenta Paolla, já que uma das atividades da intervenção de palhaços foi uma visita mediada com a participação das personages. Os dois eventos, que possuíam limite de público, contabilizaram 40 participantes.

As demais atividades desenvolvidas no Museu ao longo da semana, com artistas locais e de outros Estados, contaram com um público de quase 200 pessoas.

Por João Victor Militani