BALANÇO

Balanço da 4ª Semana do Patrimônio e abertura da exposição “Um som azul”

Museu recebeu mais de 130 pessoas para participar da programação

publicado: 15/03/2023 15h35, última modificação: 15/03/2023 15h35

A 4ª Semana do Patrimônio ocorreu entre os dias 06 e 10 de março no Museu Regional de São João del-Rei. Ao longo da semana, a programação contou com diferentes atividades envolvendo o público.

Antes do início oficial da Semana do Patrimônio, no dia 02, visitamos a Escola CESEC Professor José Américo da Costa, situada no bairro Tejuco. Os alunos e alunas são estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O Museu realizou uma atividade conhecida como “nuvem de palavras” ou “chuva de ideias” referentes à palavra MUSEU, com duas turmas diferentes.

No dia 06, o marco foi o retorno do Cine Museu, projeto criado em 2019 e paralisado devido à pandemia. Na ocasião foi exibido o filme “Grande Sertão: Veredas”, de 1965. Com a divulgação nos meios de comunicação, recebemos um bom público para a sessão: 22 pessoas. Após a exibição realizou-se uma roda de conversa sobre os temas abordados no filme, a comparação com a obra literária de Guimarães Rosa e as percepções dos convidados sobre a produção brasileira.

Para a Semana também foram lançadas publicações especiais, nos dias 07 e 08. O vídeo “O que é patrimônio cultural?” foi dividido em duas partes e divulgado em todas as redes sociais do Museu, no Instagram, no Facebook e marcou o início das publicações no TikTok. De forma leve e educativa, o vídeo explicou o que é patrimônio cultural, sua importância e exemplos no Brasil e no mundo. Somando todas as redes, o alcance dos vídeos foi de quase 1800 pessoas.

Na quinta e sexta-feira, dias 09 e 10, foi a vez da escola vir até o Museu. Em cada dia, uma das turmas, tanto da EJA quanto do Pronatec, fizeram visitas mediadas e puderam conhecer o Museu “por dentro”. Primeiro, foram apresentados alguns conceitos e definições importantes sobre o museu e a sua relevância histórica. Após esse momento, os alunos e alunas conheceram os núcleos que garantem o funcionamento do Museu e os profissionais envolvidos, e visitaram os três andares do casarão do Comendador. Finalizando a visitação, retomamos àquela primeira atividade proposta em sala de aula, a “nuvem de palavras”, para avaliar se algo mudou na percepção dos/das estudantes após conhecer de perto o Museu. Ao todo, contando ambas as visitas, na Escola e no Museu, 72 alunos/alunas participaram da Semana do Patrimônio.

Confira alguns registros da 4ª Semana do Patrimônio:

Inauguração da exposição “Um som azul”

Na quinta-feira, dia 9, o artista italiano Guido Boletti inaugurou a sua exposição temporária “Um som azul”, uma experiência envolvendo os sentidos. Guido apresenta uma coleção de quadros que combina a percepção de sons e cores para transportar e envolver o público, criando um verdadeiro mergulho nas emoções que as telas proporcionam.

“Um som azul” é a continuação da primeira parte do projeto que foi apresentado em Lodi (Itália), em 2022, com o título “Un suono blu”. Na abertura, 37 visitantes vieram conferir de perto o trabalho do artista e puderam conversar com ele sobre as impressões da exposição. “Um som azul” fica disponível para visitação até o dia 28/05.