5 em 1

5 em 1: Estação Ferroviária de São João del-Rei

publicado: 27/01/2021 12h23, última modificação: 27/01/2021 12h24

Objetivo e história por trás dela

Parte da antiga Estrada de Ferro Oeste de Minas, a estação ferroviária de São João del-Rei contribuiu para a conexão entre o Cerrado e a Mata Atlântica, desde sua inauguração, em 1881, em um grande evento que contou com a presença de Dom Pedro II. Idealizada como um prolongamento da linha que ligava Sitio (Antonio Carlos) e Barroso, a ferrovia chegou a possuir 602 km e pode ser considerada parte do inicial do que viria a ser a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). O complexo ferroviário do município foi tombado como patrimônio histórico em 1989.

Uma exclusividade das Vertentes

O passeio turístico de 12km realizado na Maria Fumaça é o mais antigo operando no país. Ele é um atrativo turístico nacional, tanto pelo cenário, que possui uma flora diversificada e é historicamente rico, quanto pelo exemplar único que é o conjunto ferroviário que transporta os turistas entre São João del-Rei e Tiradentes. A locomotiva é uma das poucas no mundo que continua a rodar sobre trilhos de bitola de 76cm.

Um correio na estação

Criada em 1882, um ano após a inauguração da estação, começou a funcionar a agência postal, seguindo um padrão comum a época em que os trens eram a forma mais eficiente de transportar encomendas pelo Brasil. A ideia era uma agência de correios que funcionava dentro das ferrovias, com direito a carimbos próprios, para economizar tempo.

Um passeio na história

Inaugurado no mesmo ano em que a Estrada de Ferro Oeste de Minascompletou cem anos, o Museu Ferroviário expõe uma parte da história ferroviária da região e do país através de um rico acervo. As peças em exposição variam de objetos antigos, como balanças, relógios, telefones, registradoras, sinos e ferramentas, até partes de três antigos, como a locomotiva EFOM 1, primeira da ferrovia, e um vagão de luxo que, quando em uso, foi ocupado por grandes personalidades da época.

A primeira do estado

Considerada a ferrovia mais “mineira” do Brasil ou, ainda, a única ferrovia de Minas Gerais, a EFOM foi a primeira estrada de ferro com sede dentro do estado, no caso, em São João del-Rei. Inaugurada em fevereiro de 1878, seu propósito era à construção de uma linha férrea ligando a cidade são-joanense a Sítio, atual município de Antônio Carlos, fazendo conexão com a Central do Brasil. Nos primeiros anos, um trecho de 100 km de estrada de ferro foi montada com a utilização de bitola de 76 cm. No início dos anos 1900 a companhia que, originalmente, administrava a ferrovia, faliu e foi liquidada, se tornando posse do governo federal.  Entre 1983 e 1984, a linha construída por essa estrada de ferro foi abandonada e desmontada até sobrar apenas o caminho turístico entre São João del-Rei e Tiradentes.

Referências:

Complexo ferroviário de São João del Rei (São João Del Rei e Tiradentes, MG) (IPHAN)

Estação de São João del-Rei (Wikipedia)

Trem Turístico (VLI)

Estrada de Ferro do Oeste de Minas – São João del-Rei (Estações Ferroviárias do Brasil)

Estrada de Ferro Oeste de Minas (ferrovia turística) (Wikipedia)

Estrada de Ferro Oeste de Minas (Wikipedia)

Estação Ferroviária (Governo do Estado de Minas)

O Museu Ferroviário de São João del Rei (Minas na Estrada)

Maria Fumaça (Tiradentes.Net)

São João del-Rei e a Filatelia Registros Históricos sobre os Correios (Academia das Letras de São João del-Rei)