5 em 1

5 em 1: 79 anos da tomada de Monte Castelo

Força Expedicionária Brasileira derrotou tropas nazistas em 1945

publicado: 21/02/2024 17h01, última modificação: 21/02/2024 17h01
Foto: reprodução Exército Brasileiro

– A Batalha de Monte Castelo

Durante a Segunda Guerra Mundial, mais de 25 mil soldados da Força Expedicionária Brasileira, incluindo combatentes, médicos, enfermeiras e religiosos, foram para a Itália lutar contra o regime nazifascista. A batalha de Monte Castelo durou meses e após quatro tentativas, a tropa brasileira conquistou Monte Castelo em 21 de fevereiro de 1945. Foram mais de 11 horas de embate contra as tropas alemãs, o que causou a morte de 103 brasileiros na última investida, do total de 478 no conflito. Após enfrentar as complicações de um terreno montanhoso, do extremo inverno europeu e a resistência nazista, a FEB abriu passagem para o avanço dos Aliados.

– O 11º Regime Infantaria

O 11º Regime de Infantaria saiu de São João del-Rei em 1944 com destino à Itália. Antes da partida dos pracinhas, como ficaram conhecidos, a população realizou uma missa na Igreja de Nossa Senhora das Mercês. Estima-se que cerca de 7000 soldados saíram da região para integrar a FEB na Segunda Guerra, sem a preparação ideal e enfrentando as adversidades do local. O “Onze” atuou em todas as batalhas durante quase um ano e a guerra terminou para os brasileiros após a conquista de Montese, em abril de 1945.

– O retorno à São João del-Rei

Em outubro de 1945, o apito da Maria Fumaça anunciou o retorno dos soldados após o fim da participação brasileira na guerra. Após um ano longe de casa, os pracinhas foram recepcionados pela população são-joanense, que ocupou as escadarias da Igreja de Nossa Senhora das Mercês. Uma multidão se formou para receber os soldados uniformizados e o corpo de enfermeiras da FEB.

A fotografia pertencia ao ex-combatente Cândido Francisco dos Santos e nos foi gentilmente cedida por seu filho, Adilson Cândido.

– Homenagens na Itália e no Brasil

Devido a participação brasileira no combate às tropas de Hitler, várias homenagens foram feitas em cidades italianas e brasileiras. No cemitério de Pistoia (Itália) existe um monumento aos combatentes, em Gaggio Montano (Itália) os italianos ergueram o “Monumento ai Caduti Brasiliani”, em referência à libertação da cidade e aos mortos durante a tomada de Monte Castelo, além de outros reconhecimentos. Em São João del-Rei, existe o “Monumento ao Expedicionário”, localizado na praça de mesmo nome, além de nomeações em ruas, eventos para relembrar a conquista e o Museu da FEB.

– Museu da FEB

Localizado no centro histórico de São João del-Rei, o Museu da FEB guarda memórias das batalhas enfrentadas pelo 11º Regime de Infantaria. O local ajuda a preservar as histórias das conquistas e derrotas vividas na Itália, principalmente com a tomada de Monte Castelo e a conquista de Montese, ao enfrentar as tropas nazistas. O acervo conta com armamentos, vestimentas, uniformes, utensílios, aparelhos de comunicação, documentos e registros dos brasileiros que participaram da Guerra.

Referências:

https://www.eb.mil.br/web/central-de-conteudos/alusivos-e-ordem-do-dia#uqL8LJSJMBsV

https://3de.eb.mil.br/index.php/todas-as-noticias/2304-tomada-de-monte-castello-uma-saga-de-heroismo

https://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_de_Monte_Castello

https://3de.eb.mil.br/index.php/todas-as-noticias/2304-tomada-de-monte-castello-uma-saga-de-heroismo

https://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_de_Monte_Castello

https://11bimth.eb.mil.br/index.php/historico

https://pt.wikipedia.org/wiki/11.%C2%BA_Batalh%C3%A3o_de_Infantaria_de_Montanha

http://jornalismo.ufsj.edu.br/van/a-cobra-nao-fumou-mas-foi-para-a-europa/

https://www.jornaldaslajes.com.br/integra/2-guerra-mundial-por-que-montese-italia-e-sjdr-ainda-nao-sao-cidades-irmas/1702