Aniversário da cidade

309 Anos de São João del-Rei: conheça 4 curiosidades sobre a cidade

Cidade Tricentenária faz aniversário

publicado: 08/12/2022 12h32, última modificação: 12/12/2022 12h10

Nesta quinta-feira, dia 8, São João del-Rei completa 309 anos de história. A data faz referência à elevação do antigo Arraial Novo de Nossa Senhora do Pilar à Vila de São João de-Rei, em 1713. O nome foi escolhido em homenagem ao rei de Portugal D. João V.

A cidade encanta pelas suas belíssimas paisagens arquitetônicas e naturais, pelo charmoso centro histórico, os passeios turísticos que atraem milhares de visitantes e, principalmente, pelo povo acolhedor. Para comemorar a data, separamos alguns destaques de São João. Confira!

São João já recebeu visitas dos imperadores do Brasil

O início do Período Imperial foi visto com bons olhos pelos moradores da Vila, após a Independência do Brasil. Foi nesse momento que São João recebeu as visitas dos monarcas, durante suas comitivas em Minas Gerais. D. Pedro I esteve aqui em duas oportunidades, em abril de 1822 e em janeiro de 1831. O seu filho, o imperador D. Pedro II, também visitou a cidade duas vezes em 1881. A última aparição em terras são-joanense foi para inaugurar a Estrade de Ferro do Oeste de Minas (EFOM). Detalhe importante: um trecho da EFOM continua em funcionamento com fins turísticos!

A Maria-Fumaça é a mais antiga ainda em funcionamento

A partir de sua criação, a ferrovia ligou a área central aos bairros no entorno. Além disso, possibilitou a chegada de trabalhadores de várias regiões e o comércio. Como descrito, a EFOM ainda está em operação na cidade. É a Maria Fumaça mais antiga em funcionamento no Brasil, com 141 anos. O trecho remanescente da estrada de ferro liga as cidades de São João del-Rei e Tiradentes, com cerca de 12km de extensão. Além disso, a Estação abriga o Museu Ferroviário, onde é possível conferir o acervo histórico da ferrovia.

São João já foi eleita a Capital Nacional da Cultura

Em 2007, São João foi eleita a Capital Brasileira da Cultura. Graças a uma herança cultural e um patrimônio histórico riquíssimo, a “cidade onde os sinos falam” desbancou outros municípios históricoss e foi a escolhida naquele ano. O título foi conferido pela organização não-governamental Capital Brasileira da Cultura, com apoio do Ministério da Cultura, Ministério do Turismo e Unesco.

A cidade tem receitas que são tradição na culinária há séculos

A gastronomia da cidade é variada e com muitas opções maravilhosas né? É possível encontrar as mais variadas receitas nos restaurantes e bares da cidade. Algumas são muito tradicionais como o bolinho de feijão, o torresmo, o pastel de angu acompanhado com couve, o picolé artesanal. Opções não faltam para quem deseja experimentar novos sabores. Além disso, ainda tem aqueles pratos tradicionais, bem mineiros, como os queijos, o frango com quiabo ou à ora-pro-nobis, o feijão tropeiro e os doces.

São João del-Rei tem inúmeras opções culturais, artísticas e históricas por toda parte! Não conseguimos colocar tudo no mesmo post, mas o Museu já fez outras publicações sobre curiosidades da cidade.

Sabe de mais algum destaque ou curiosidade de São João? Tem alguma lembrança boa da cidade para compartilhar? Conta para a gente!

Quer saber outras curiosidades de São João del-Rei? Leia a matéria do aniversário de 308 anos.

Referências:

http://www.mineirosnaestrada.com.br/museu-ferroviario-sjdr/
https://www.vli-logistica.com.br/esg/social/trem-turistico/
https://www.viajali.com.br/sao-joao-del-rei/
https://www.otempo.com.br/brasil/sao-joao-del-rei-e-eleita-a-capital-brasileira-da-cultura-1.288881