308 anos de São João del-Rei: 5 curiosidades que você precisa saber

Preparamos algumas curiosidades para celebrarmos o aniversário de São João del-Rei, confira!

publicado: 14/12/2021 18h46, última modificação: 12/12/2022 12h13

Ainda no mês de aniversário dos 308 anos de São João del-Rei elevada à categoria de vila, selecionamos 5 curiosidades que você precisa saber sobre a terra onde os sinos falam! 😍

Queremos saber quais destas informações você já sabia e quais mais chamou sua atenção:

Bolinho de feijão

É uma das iguarias mais tradicionais da Cidade dos Sinos, preparada e frita artesanalmente. Possui uma massa encorpada, branca por dentro e douradinha por fora depois de pronta. Se um dia, andando pelas ruas, ver um homem carregando um balaio, não perca tempo em perguntar pois tem grandes chances de estar cheio de bolinhos de feijão prontos para serem devorados. Ou pode ser que você encontre a massa sendo comercializada para fritura. Por aqui, costuma-se comer pão de queijo recheado com o bolinho de feijão, também conhecido como “Tejucano” ou “Tijucano”. A produção é passada de geração em geração e consiste em deixar os grãos de feijão de molho para soltarem as casquinhas. Em seguida, são limpos e triturados. No passado, utilizavam mecanismos em pedra para triturar manualmente, hoje em dia o liquidificador já facilita o processo. Procure por bares e “botecos” tradicionais, se não encontrar é porque já comeram tudo!

Sino causou homicídio e tem até nome próprio

É isso mesmo. Há décadas uma lenda percorre a cidade e fala sobre um dos sinos da Igreja de São Francisco de Assis, supostamente responsável pela morte do sineiro João Pilão, no fim da década de 1930. Dizem que durante a procissão de Domingo de Ramos, o sineiro foi encontrado morto em uma das torres, provavelmente atingido na cabeça durante o movimento de dobra do sino que tem até nome próprio: Jerônimo. Dizem que foi preso e até “condenado à morte” ou seja, foi derretido. Você deve estar se perguntando o porquê do nome… É que aqui existe o ritual de batizar e nomear os sinos com nomes católicos. Uma cerimônia religiosa acontece antes dos sinos serem “inaugurados” e tocarem para a cidade.

Cidade subterrânea

Que São João del-Rei é uma cidade histórica mineira conhecida por seus roteiros turísticos muita gente já sabe. O que poucos sabem é que, além disso, caminhos secretos e subterrâneos estão interligados bem abaixo dos nossos pés. São as betas, antigas minas de extração de ouro no período do século XVIII. O mapeamento inclui 20 betas, a maioria em terreno particular, compondo uma galeria subterrânea e profunda que, infelizmente, até o momento não está aberta à visitação. Nas imediações do centro histórico ainda era possível visitar uma delas, onde inclusive existe um projeto buscando viabilizar a criação do Museu da Mineração. Até o momento o projeto não foi adiante e todos esperam que seja adequado e viabilizado para visitação turística.

Agroturismo italiano

Parece óbvio mas é importante ressaltar: São João del-Rei não se resume ao Centro Histórico. Já pensou na infinidade de possibilidades presente em um roteiro que passa pelas propriedades rurais dos descendentes de italianos? A cidade é berço das primeiras famílias italianas, que chegaram aqui no dia 3 de dezembro de 1888. Eles desembarcaram na Estação Ferroviária Oeste de Minas e se estabeleceram no Giarola. As tradições passadas de geração em geração motivam o roteiro do projeto “Colônia Viva”, onde você pode conhecer, experimentar e comprar itens da produção
de legumes, hortaliças, flores e frutas, além da deliciosa fabricação de massas caseiras. Inclusive, a equipe do Museu Regional já promoveu uma expedição para o circuito, relembre aqui.

Torresmo tradicional e barato

Quer algo mais mineiro que um torresminho? São João del-Rei oferece uma infinita variedade da iguaria mais requisitada pelos paladares que por aqui passam. O torresmo geralmente é servido acompanhado por couve, angu ou o que a criatividade mandar. Pode ser encontrado em basicamente qualquer esquina e é praticamente parada obrigatória. Ele está presente em cardápios sofisticados e modernos, mas a real essência é encontrada na simplicidade dos barzinhos. Não deixe de subir o Bonfim para conhecer o Pena’s Bar, experimentar o torresmo enrolado do Chumbinho’s bar, a Comida di Buteco do Bar do Agostinho ou o inigualável Bar do Zé Engenheiro, que tem um corte exclusivo que você só encontra lá.

Curtiu? A cidade de São João del-Rei tem uma infinidade de atributos legais que não cabem nesta publicação. Em breve, voltamos com mais curiosidades. Enquanto isso, aproveite para conferir as curiosidades sobre a Serra do Lenheiro.

Aproveite também para conhecer as publicações da série “5 em 1”, que aborda cinco curiosidades sobre locais e monumentos específicos na cidade.

Quer conhecer mais 4 curiosidades sobre São João del-Rei? Leia a nova matéria dos 309 anos da cidade!

FONTES:
São João del-Rei Transparente