Balanço da Semana do Meio Ambiente

Quase 30 mil pessoas visualizaram as ações da Semana do Meio Ambiente

Potencial turístico e econômico da Serra do Lenheiro atrai grande número de internautas para a série de publicações promovidas pelo Museu em suas plataformas digitais.

publicado: 07/06/2021 17h51, última modificação: 22/06/2021 14h42

Em comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), o Museu Regional de São João del-Rei realizou uma série de 5 publicações especiais sobre a Serra do Lenheiro. Ocorrida entre os dias 1º e 5 de junho, a ação foi promovida no Facebook, Instagram e no site institucional, alcançando cerca de 28 mil usuários da internet.

Os posts produzidos ao longo da semana trouxeram curiosidades sobre a região rochosa que cerceia o norte da cidade. Com a intenção de despertar o interesse do público para a preservação do meio ambiente local, foram produzidos infográficos sobre as riquezas da Serra do Lenheiro e seu potencial para o turismo e movimentação da economia. Os textos tratavam das pinturas rupestres, o canal dos ingleses, a prática de rapel e escalada e a geologia e paleontologia do lugar, que contém vestígios diversos de ambientes marítimos; além de um resgate do debate promovido pelo Museu em abril, que contou com os pesquisadores Ulisses Passarelli, Luiz Miranda e José Saraiva Cruz.

No Facebook, a série manteve por volta de 50 compartilhamentos, alcançou mais de 27 mil pessoas e recebeu, no total, mais de 500 reações positivas. Ao longo da semana, o evento atraiu 45 novos seguidores para página do museu.

Publicada em forma de carrossel no Instagram, as 31 imagens disponibilizadas em cinco posts alcançaram 710 perfis de usuários e conquistaram um total de 364 interações. Ao todo, os infográficos foram compartilhados 109 vezes e conquistaram cerca de 40 novos seguidores para o perfil.

Em ambas as redes, a publicação com maior destaque e interesse do público foi sobre as Pinturas Rupestres, que alcançou mais de 13 mil pessoas no Facebook e 454 no Instagram.

Dos usuários alcançados, cerca de 40% são de de São João del-Rei, e o restante espalhados por todo o país, com destaque para Belo Horizonte (4.5%), Rio de Janeiro (4%), Juiz de Fora (3%) e são Paulo (3%). Mas o evento também alcançou usuários que estavam em Portugal, Reino Unido, Estados Unidos e Chile. A maioria, 61%, com idade entre 25 e 44 anos.

Já o texto disponibilizado no site institucional, recebeu 26 visitas nas últimas 48 horas – o que corresponde a 12% da visitação do site no mesmo período de tempo.