Vídeos com crianças e peças do acervo ultrapassam 3.500 visualizações na internet

Ação com respostas dos alunos do Ensino Fundamental repercutiu nas redes sociais

publicado: 28/07/2021 12h13, última modificação: 23/08/2021 11h59

A série de vídeos Interpretando o Acervo: Ofícios e Saberes promovida pelo Museu Regional de São João del-Rei entre 12 a 19 de julho, apresentou peças do acervo às crianças do 5º ano do Ensino Fundamental da E. E Iago Pimentel, orientadas pela equipe de Residência Pedagógica da UFSJ. A ação educativa repercutiu nas redes sociais da instituição, atingindo um alcance total aproximado de 3.700 perfis.

A cada dia, um novo vídeo foi disponibilizado, apresentando as respostas das crianças ao serem questionadas sobre o nome e a utilidade de objetos como o aradoarco de puabatedeira de manteigaferro de passarmáquina de sapateiro roca de fiar.

As publicações foram difundidas nos perfis oficiais da instituição no Instagram, Facebook e YouTube. No primeiro, foram 840 visualizações totais, numa média de 140 por vídeo. Os usuários compartilharam o conteúdo 177 vezes, sendo a batedeira de manteiga o objeto que mais despertou envios, 84 no total. Foi a primeira vez que o MRSJDR publicou conteúdo no IGTV, uma plataforma dentro do Instagram direcionada exclusivamente a vídeos imersivos e que ocupam a tela inteira. 

No YouTube, o conteúdo obteve mais de 100 visualizações, sendo o ferro de passar o que mais atraiu cliques. No Facebook, foram 2.500 visualizações e média de 1.881 perfis alcançados por vídeo, sendo o Arado mais visualizado, registrando 516 acessos. 

Os vídeos complementam a primeira parte da ação, realizada em maio. Desta vez, a iniciativa visou interação com crianças do 5º ano do Ensino Fundamental. Todos os registros foram produzidos de forma totalmente remota, respeitando todos os protocolos de saúde em relação a Covid-19.

Confira o resultado dessa produção ou aproveite para rever os vídeos publicados, clicando aqui!