19ª SEMANA DE MUSEUS 2021

Postagens interativas apresentam peças do acervo durante 19ª Semana Nacional de Museus

Espectadores responderam enquetes e desafios da série “Ofícios e Saberes”

publicado: 25/05/2021 11h27, última modificação: 31/05/2021 15h51

O Museu Regional de São João del-Rei, de 17 a 22 de maio, promoveu uma série especial de seis publicações em suas redes sociais. A ação foi parte da programação da 19ª Semana Nacional de Museus e teve como foco as ferramentas de trabalho e utensílios domésticos que hoje fazem parte do acervo da instituição. O conteúdo foi pensado inicialmente para feed e stories do Instagram, onde as publicações alcançaram aproximadamente 1.159 pessoas na plataforma.

A cada dia, os seguidores foram desafiados a adivinhar o nome e a utilidade de objetos como o arado, arco de pua, batedeira de manteiga, ferro de passar, máquina de sapateiro e roca de fiar.

No feed de notícias do Instagram, houve pico de audiência de 724 internautas, numa média de visualizações de 551 por publicação. Ao total, foram 257 curtidas, numa média de 42 curtidas por post. Recebemos ainda 32 comentários, em média de 5 por post, além de 59 compartilhamentos, em média 9 por post. O conteúdo permanece disponível, clique aqui!

Nos stories do Instagram, foram mais de 2.153 visualizações, gerando uma média de 102 visualizações por publicação. O uso das funcionalidades da plataforma, como caixa de perguntas, enquetes e votações, contabilizou 232 participações no total, em média 19 por publicação. Apesar de ficar no ar apenas por 24h, o conteúdo ainda pode ser acessado através dos destaques highlights disponíveis clicando aqui.

O emprego dessas novas ferramentas digitais trouxe mais contato e interação com o público, já que as portas da instituição ainda permanecem fechadas. Foi interessante notar que a maioria do público conhecia as ferramentas apresentadas e seu funcionamento. Em destaque, tivemos o arado e o ferro à brasa, ferramentas que foram mais reconhecidas pelos participantes. A mais enigmática foi a batedeira de manteiga, que gerou hipóteses curiosas e respostas equivocadas.

A ação foi replicada na página do museu no Facebook. Considerando que as ferramentas de interatividades possuem menos adesão por lá, a troca com os usuários foi menor do que comparado ao Instagram. A primeira publicação teve alcance orgânico de 5.683 usuários e 164 reações, que incluem também comentários e compartilhamentos. As publicações seguintes alcançaram juntas 1.507 usuários no feed de notícia e 283 nos stories.

O evento deste ano buscou ir de encontro à temática “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”, que propõe a reflexão sobre o futuro destas instituições. Em breve, novos desdobramentos dessas ações serão divulgados, através das redes sociais. Siga o Museu Regional e fique por dentro de tudo!