II SIMPÓSIO VIRTUAL

Divulgada lista de convidados para o II Simpósio Virtual

Além de participações internacionais, programação digital inclui apresentações temáticas e recital de órgão de tubos

publicado: 18/08/2021 14h48, última modificação: 15/09/2021 11h29

De 20 a 24 de setembro, o Museu Regional de São João del-Rei realiza o II Simpósio Virtual, com o tema “Educação Museal no Panorama Atual”. O evento tem a participação de acadêmicos e profissionais ligados a área museológica e pedagógica. Além dos convidados para as mesas temáticas, o Simpósio também conta com a apresentação de trabalhos previamente inscritos por pesquisadores nacionais e internacionais, além de um recital de órgão de tubos com Elisa Freixo. As transmissões online são gratuitas e abertas ao público através da página institucional no Facebook e pelo canal do museu no YouTube.

Na segunda-feira (20), às 10h, ocorre a transmissão de abertura, com a fala do Presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Pedro Mastrobuono. Logo em seguida, a palestra de inauguração do evento será feita pela professora e pesquisadora da Universidade de Coimbra (Portugal), Drª. Maria do Rosário Moura Pinheiro, especialista em Psicologia e Ciências da Educação.

A primeira mesa temática, com o título de “Educação Museal e o Panorama Atual”, ocorre no mesmo dia, a partir das 14h. Nesta participam quatro convidados, tendo como plano de fundo as afetações decorrentes da Pandemia de Covid-19, com destaque ao fechamento e suspensão das atividades de várias instituições culturais no Brasil e no mundo. Entre os participantes estão a professora do curso de Pedagogia da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Drª. Christianni Morais; a servidora da Divisão de Educação da Coordenação de Museologia Social e Educação do Ibram, Marielle Gonçalves; e os professores da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Dr. Nilton Gamba (do Departamento de Artes e Design), e Drª. Solange Jobim (do Departamento de Psicologia).

Na terça-feira (21), as duas rodadas de apresentação ocorrem nos mesmos horários do dia anterior. A Mesa 2, a partir das 10h, tem como tema “A Educação Museal em Tempos de Pandemia: experiência dos museus do Campo das Vertentes/MG”. Esta rodada de apresentações conta com a participação de cinco representantes de museus da região: Lucimar Pereira (Museu da Loucura, de Barbacena), Lorena Mello, Maíra Gil e Quelle Rios (Museu Casa Padre Toledo, em Tiradentes), Henrique Rohrmann (Museu da Liturgia, Tiradentes) Ulisses Passarelli (Museu Municipal Histórico e Cultural Tomé Portes del- Rei) e Ana Maria Nogueira (Museu Regional de São João del-Rei).

A Mesa 3, a partir das 14h, segue o mesmo tema da anterior, porém com um recorte mais abrangente: “Educação Museal em Tempos de Pandemia: experiências dos museus Ibram em Minas Gerais”. O debate conta com representantes de quatro museus federais sedidas no Estado de Minas Gerais: Hágata Santos (Museu Regional de Caeté), Marcela Mazzilli Fassy (Museu do Diamante), Ana Cláudia Caseiro (Museu Regional Casa dos Otoni) e Isabella Carvalho (Museu do Ouro).

Já na quarta-feira (22), acontecem as duas últimas mesas do Simpósio. A partir das 10h, a Mesa 4 tem como tema “Educação Museal e Cibercultura”, com a partição de três convidadas. Entre os participantes estão a professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e especialista em Cibercultura e Educação, Drª Edméa Oliveira dos Santos; a pesquiasdora na área de Educação Museal e Cibercultura, Ma. Frieda Maria Marti; e a especialista em Museologia e Educação, Luciana Conrado Martins.

A partir das 14h, a última mesa de debates apresenta o tema “Perspectivas da Educação Museal”, com a intenção de refletir sobre antigos e novos desafios no campo da Educação Museal, principalmente diante do cenário pandêmico e das novas possibilidades digitais. Para tratar do assunto, as convidadas são a professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Drª Adriana Moratara Almeida, e a professora da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Drª Yára Mattos.

Logo em seguida, a partir das 16h, acontece o Recital de Encerramento do Simpósio, com a organista Elisa Freixo. O vídeo da apresentação musical, executada no Órgão de Tubos do Museu Regional, fica disponível no Youtube por duas semanas. Entre as obras selecionadas estão canções de D. Buxtehude, G. Böhm, D. Scarlatti, D. Cimarosa, J. Haydn e Beethoven.

Os dias 23 e 24 ficam reservados para as apresentações das Comunicações Orais. Os autores selecionados, assim como os títulos de seus trabalhos, serão divulgados no site do Museu. Após a apresentação, os trabalhos completos serão publicados nos Anais do Evento, em formato digital, com registro de ISSN.

O Simpósio está inserido na programação da 15ª Primavera dos Museus do Ibram. A edição deste ano da Primavera ocorre entre os dias 20 e 26 de setembro, com o tema “Museus: perdas e recomeços”.

Confira a programação clicando aqui