Semana de Museus

Os números da Semana de Museus

As atrações online contaram com público de todo o Brasil e de outros países.

publicado: 21/05/2020 09h49, última modificação: 26/05/2020 10h54

Com um alcance de mais de 120 pessoas, o Museu Regional realizou três eventos ao longo da 18ª Semana Nacional de Museus. Com apresentações online e uma exposição virtual, a instituição adaptou suas atividades para o espaço digital, com a intenção de alcançar o público durante o período de isolamento social causado pela pandemia do novo coronavirus.

Seguindo o tema proposto para a Semana de Museus deste ano, “Museus para igualdade: diversidade e inclusão”, o Museu Regional incentivou a discussão sobre os acervos de origem religiosa, levantando questões sobre o papel das instituições museais como espaço de representação da diversidade.

A exposição virtual “Oratórios: a Religiosidade no Cotidiano”, recebeu 79 ao longo dessa semana e trouxe para o público internauta uma pequena parte do acervo do Museu Regional. Através dos oratórios que compõem a coleção e dos textos disponibilizados na plataforma, o visitante pode conhecer mais sobre a formação cultural de Minas Gerais e as influências de diversas culturas na religiosidade local.

Na segunda-feira (18), a instituição transmitiu ao vivo, através de sua página no Facebook, um debate sobre “O Objeto Devocional Musealizado”. Com uma audiência média de 28 pessoas e picos de 35, a live foi mediada pela diretora do Museu Regional, Eliane Marchezini Zanatta, e contou com a participação do diretor do Museu de Arte Sacra de Paraty, Me. Julio Cezar Neto Dantas, e do Coordenador do curso de museologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Jezulino Lúcio Mendes Braga.

Já na quarta-feira (20), a segunda transmissão ao vivo, intitulada “Oratórios Domésticos: devoção e arte em Minas Gerais” teve audiência semelhante, variando entre 28 e 30 expectadores e alcançando picos de 36. Aproveitando-se do tema da exposição virtual, a live foi novamente mediada pela diretora Eliane Zanatta e contou com participação do mestrando em História pela Universidade Federal de São João del-Rei, Lucas Rodrigues. Lucas apresentou parte de sua pesquisa de mestrado, focada na origem e história dos oratórios, com destaque para o acervo do Museu Regional.

Segundo os dados gerados pelo Facebook, as transmissões contaram com expectadores de sete estados brasileiros, além de Alemanha e Portugal. Já a exposição de oratórios, segundo dados do Google Analytics, além do público nacional também recebeu visitas dos Estados Unidos, Itália e Portugal.

A mostra virtual ainda permanece em cartaz até o dia 5 de julho de 2020.

Editado em 26 de maio: modificamos o número de visitantes da exposição, para contar a semana toda (18 a 22) em vez de apenas os três primeiros dias.