II SIMPÓSIO VIRTUAL

O que esperar do II Simpósio Virtual 2021?

O Museu Regional preparou um resumo geral sobre porque você deve participar, confira!

publicado: 30/08/2021 11h32, última modificação: 17/09/2021 16h45

A pandemia trouxe à tona desafios inéditos e não importa qual setor se encontra, o processo é unânime: mudanças que nos levam a reimaginar e superar adversidades. Esse objeto de estudo inspira a edição 2021 do Simpósio que está inscrito na programação da 15ª Primavera dos Museus.

A realidade dos museus e das práticas educacionais enfrenta inúmeros desafios e demandas que serão temas das discussões online entre 20 a 24 de setembro. Oportunidade imperdível para acompanhar uma série de palestras com questionamentos, perspectivas e respostas sobre o futuro dos museus.

Em 2020, o primeiro Simpósio do Museu Regional de São João del Rei discutiu questões relacionadas à sua identidade institucional. O resultado do evento foi promissor, pois elucidou questões e mostrou caminhos possíveis para o direcionamento dos trabalhos museais. Neste ano, no II Simpósio, a proposta é abrir um espaço de discussão ainda mais amplo ao apresentar e tentar compreender o momento atual pandêmico.

Assim foi pensada a programação do evento digital que reúne especialistas, profissionais e aprendizes, estimulando sinergias e trocas de experiência, além de disseminar pesquisas e transmitir conhecimentos para dentro e fora do Brasil.

Para quem é o II Simpósio Virtual?

O evento reúne conteúdo qualificado sobre as transformações das práticas educativas e museais impulsionadas pela cibercultura e o surgimento da pandemia da Covid-19. Trata-se de um tema atual e relevante, capaz de contribuir na solução de desafios e superação de obstáculos nas rotinas diárias de museus e instituições. A programação é voltada tanto para profissionais, autônomos ou entusiastas que atuam em museus ou ambientes de promoção de cultura e conhecimento, como também professores, alunos, pesquisadores e todos que estão em busca de insights e novidades nas práticas educativas.

O que são as Comunicações Orais?

Trata-se de uma programação destinada exclusivamente à transmissão de apresentações de trabalhos e pesquisas relacionados aos eixos temáticos do evento. Os interessados devem conferir o edital, enviar material para inscrição e aguardar resultado da seletiva. As comunicações serão gravadas e transmitidas virtualmente durante os dias 23 e 24 de setembro. Após apresentação, as pesquisas são publicadas nos Anais do Evento que, neste ano, possuirá registro legal e oficial de acordo com os padrões internacionais – ISSN (International Standard Serial Number).

O que tem na programação?

O evento conta com participações nacionais e internacionais através de mesas compostas por especialistas, pesquisadores, servidores e representantes do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Momento para compartilhar experiências e reflexões sobre as diversas questões relacionadas ao papel educativo e museal para o futuro, considerando o contexto atual pandêmico.

MESA I – Educação Museal e o Panorama Atual – 20/09 às 14h
Profª. Dr. Christianni Morais (UFSJ)
Marielle Gonçalves (Ibram)
Prof. Dr. Nilton Gamba (PUC-Rio)
Profª. Drª. Solange Jobim (PUC-Rio)

MESA II – Educação Museal em Tempos de Pandemia: Experiências dos Museus do Campo das Vertentes – 21/09 às 10h
Lucimar Pereira (Museu da Loucura)
Lorena Mello, Maíra Gil E Quelle Rios (Museu Casa Pe. Toledo)
Henrique Hornmann (Museu da Liturgia)
Ulisses Passarelli (Museu Municipal Histórico e Cultural Tomé Portes del- Rei)
Ana Maria Nogueira (Museu Regional de São João Del-Rei)

MESA III – Educação Museal em Tempos de Pandemia: Experiências dos Museus do Ibram – 21/09 às 14h
Hágata Santos (Museu Regional de Caeté)
Marcela Mazzilli Fassy (Museu do Diamante)
Ana Cláudia Caseiro de Oliveira (Museu Regional Casa dos Ottoni)
Isabella Carvalho de Menezes (Museu do Ouro)

MESA IV – Educação Museal e Cibercultura – 22/09 às 10h
Edméa Oliveira dos Santos (UFRRJ)
Maria Frieda Marti
Luciana Conrado Martins (UFPI)

MESA V – Perspectivas da Educação Museal – 22/09 às 14h
Adriana Mortara Almeida (UFMG)
Yára Mattos (UFOP)

Onde e como participar?

Se você curtiu a programação e ficou interessado nos temas abordados, basta ter acesso à Internet e um equipamento com saídas de som para ouvir as transmissões que acontecem no YouTube do Museu Regional. Lembre-se de fazer inscrição como ouvinte para garantir seu certificado de participação. Outros detalhes você confere na página do evento, clicando aqui.

Fique por dentro das ações do Museu Regional através das redes sociais, seguindo os perfis oficiais abaixo: