O Museu

O Museu Regional de São João del-Rei / Ibram, em Minas Gerais, é um reflexo do cotidiano mineiro dos séculos XVIII, XIX e início do XX, com peças que retratam os costumes, comportamentos, profissões e crenças dos brasileiros que viveram nos períodos colonial, imperial e início do republicando. Através de móveis, utensílios domésticos, meios de transporte, imagens sacras e telas, o acervo do Museu Regional expõe um pouco da vida íntima e social que compõe nossa história e ainda hoje influencia o presente.

Além da exposição permanente, o Museu recebe e realiza exposições de curta duração, abrindo espaço para artistas locais e de diversas outras regiões do país e do mundo. O Casarão do Comendador Mourão, sede do Museu, recebe ainda eventos variados, como apresentações musicais, projeções de filmes, palestras e recitais.

O Museu também é composto por uma biblioteca e arquivo histórico, abertos aos pesquisadores para consulta mediante agendamento. A Biblioteca é especializada em arte, história e museologia, e conta com mais de 1500 volumes, entre livros, revistas, jornais e catálogos, de cunho local, regional e nacional. Já o arquivo é composto por diferentes tipos de documentos, coleções de fotografias e outros impressos.

Saiba mais nos links abaixo.