"Interpretando o acervo: Ofícios & Saberes"

MRSJDR publica série de vídeos com crianças do ensino fundamental

Alunos do 5º ano e bolsistas de residência pedagógica participam da 2ª parte da ação educativa “Interpretando o Acervo: Ofícios e Saberes”

publicado: 05/07/2021 11h46, última modificação: 05/07/2021 11h47

O Museu Regional de São João del-Rei, a partir de 12 de julho, realiza o lançamento da segunda parte da série educativa “Interpretando o Acervo: Ofícios e Saberes”.

Diariamente, os internautas terão acesso a um vídeo com registros da ação que, desta vez, despertou a curiosidade dos pequenos ao fazê-los tentar descobrir e descrever a utilidade de objetos do passado. O resultado poderá ser visto através das redes sociais e site da instituição.

Em parceria com a Escola Estadual Iago Pimentel e a Universidade Federal de São João del-Rei, a atividade educacional tem como tema central os ofícios e seus instrumentos do cotidiano no passado. As crianças do 5º ano do ensino fundamental, orientadas pela professora que também é coordenadora de Residência Pedagógica, juntamente aos bolsistas, interagiram com imagens de objetos do acervo do museu.

A mediação do MRSJDR estimulou a imaginação de crianças, através de conteúdo gravado previamente, promovendo questionamentos quanto à origem e utilidade de peças do cotidiano no passado “será que é isso mesmo?”, além de apresentar a história do objeto e sua relação com o mundo do trabalho.

Esta ação complementa os conteúdos e enquetes publicados nas redes sociais do museu sobre o tema, convidando a pensar no cotidiano do trabalho no passado, presente e futuro. Desta vez, sob a ótica infantil! A experiência aborda as relações sociais do trabalho com a mudança de hábitos da sociedade e a produção cultural.

Tudo foi produzido e executado virtualmente, através de recursos e ferramentas digitais, respeitando as práticas de isolamento social em razão da pandemia do novo coronavírus.

Para ter acesso, basta seguir a página do Museu Regional nas seguintes plataformas digitais:

FACEBOOK | INSTAGRAM | WEBSITE