Apresentações da 4ª Semana do Folclore recebem mais de 100 alunos no Museu

publicado: 27/08/2018 17h52, última modificação: 26/09/2019 17h53

Entre os dias 20 e 23 de agosto, aconteceu no Museu Regional de São João del-Rei, a 4ª Semana do Folclore. A data faz parte do calendário anual da instituição e este ano contou com atividades para crianças e adultos. Na segunda-feira, 20, uma visita técnica às Ruínas de Nhá Chica, no distrito de Rio das Mortes, iniciou a programação.

O percurso de 18 quilômetros foi feito com o acompanhamento do guia turístico e pesquisador Luis Miranda e contou com 13 participantes. Segundo Marlon Gouvêa, vigia do Museu e colaborador do projeto, “a visita técnica vai de encontro a idealização de um projeto maior, o ‘Expedição Regional’, e tinha como objetivo trabalhar uma educação patrimonial no que tange conhecer, reconhecer e valorizar esses espaços”.

Nos dias 21, 22 e 23 o Museu Regional recebeu a Creche SACE e a Escola Municipal Bom Pastor para as apresentações com fantoches das lendas da “Amesca” e do pássaro “Uirapuru”. Ao todo, 98 crianças estiveram presentes nas apresentações. Paolla Andrade, estagiária do setor educativo do Museu e aluna do curso de Teatro explica a importância de trabalhar histórias do folclore brasileiro utilizando fantoches: “O diferencial da gente trabalhar com fantoches é o elemento lúdico. E pela idade dos alunos, essa seria a opção mais interessante, tanto pedagogicamente, quanto teatralmente falando. ”

Durante a Semana do Folclore, o Museu Regional abordou lendas brasileira, ensinando sobre o folclore. De acordo com a técnica em assuntos educacionais, Ana Maria Nogueira, “Nessa 4ª edição da Semana do Folclore trabalhamos com a cultura indígena, uma temática que deve ser abordada nas escolas, até mesmo em cumprimento de lei, mas que na prática dificilmente acontece. O objetivo é divulgar o conhecimento sobre outras culturas, promovendo a sua valorização e o respeito à diversidade. ”

Para saber mais sobre o projeto Expedição Regional e a caminhada de Nhá Chica, clique aqui.

Para ver mais fotos da Semana do Folclore, clique aqui.