Expedição Regional realiza visita técnica aos locais de nascimento e batismo de Nhá Chica

publicado: 21/08/2018 17h48, última modificação: 26/09/2019 17h49

Nessa segunda-feira, 20, o Museu Regional promoveu uma visita técnica aos locais de nascimento e batismo de Francisca de Paula de Jesus, a beata Nhá Chica. A caminhada, de 21km, faz parte do projeto Expedição Regional, organizado pelo Setor Educativo da instituição e aberto ao público da cidade.

Nhá Chica nasceu próximo ao distrito do Rio das Mortes, em São João del-Rei, em 1810. Viveu na região durante parte da infância e, ainda criança, mudou-se para Baependi, no Sul de Minas Gerais. Aclamada como santa ainda em vida, Nhá Chica faleceu em 1895. Quase um século depois, deu-se início o processo de sua beatificação. Em 2012, o então Papa Bento XVI reconheceu um dos milagre de Francisca e, em maio do ano seguinte, ela foi proclamada beata pela Igreja Católica.

Segundo a diretora do Museu, Rosiane Nunes, a visita técnica a estes lugares, além de um roteiro religioso, é também uma rota histórica, ligada diretamente à cultura são-joanense. “Na semana em que nós comemoramos o patrimônio imaterial, é muito importante conhecer esses lugares, pois trata de caminho de fé, que está ligado à tradição da cidade. Afinal, os dois lugares que visitamos são ligados pela Estrada Real”, explica Rosiane.

A expedição, que contou com onze participantes, partiu do Museu Regional em direção ao bairro Tejuco e, dali, seguiu pelo caminho original da Estrada Real. Os participantes ainda puderam contar com a mediação do guia turístico e pesquisador Luis Miranda, parceiro do Museu neste projeto.

Foram cerca de 7km até o local de nascimento da beata Francisca de Paula de Jesus – atualmente demarcado com uma capela – e mais 8km até as ruínas da capela em que ela foi batizada. Atualmente restam apenas os alicerces da antiga capela. As ruínas são datadas da primeira década do século 18. Além das pedras assentadas, que ainda delimitam parte do desenho original da construção, também é possível conhecer o batistério e uma réplica da pia batismal onde aconteceu o batizado de Nhá Chica.

Por fim, o grupo seguiu por mais 6km de volta até o distrito do Rio das Mortes, onde a expedição foi concluída.

Conheça outras expedições do Museu Regional clicando aqui.