Instituto Brasileiro de Museus
Museu Regional São João del-ReiAcervo
As coleções do Museu Regional de São João del-Rei são um reflexo da cultura e História de Minas Gerais. A instituição iniciou suas aquisições na década de 1950, dando forma aos seus acervos Museológico, Bibliográfico e Arquivístico, com uma diversidade significativa de objetos, livros e documentos textuais e fotográficos, que ilustram o cotidiano mineiro do século XVIII ao início do século XX.
Acesse a catalogação do acervo nos links abaixo:

Constituído por mais de 500 objetos que representam o cotidiano doméstico do povo mineiro, sendo sua maioria oriunda do período imperial, contemporâneo à construção da casa. Mas o acervo também possui peças do século XVIII e início do século XX, de diversas regiões do Estado, com características da elite e da cultura popular.
Ainda que não tenha uma classificação de categorias formalmente estabelecidas, é possível dividi-lo em agrupamentos que melhor exprimem sua variedade, podendo dizer que o acervo é composto por acessórios de indumentária, arte sacra, arte visual, cerâmica, esculturas, espelhos, insígnias, instrumentos musicais, luminárias, maquinário, mobiliário doméstico, utensílios, viaturas, instrumentos de trabalho, vidros, cristais e louças – entre outros. Desde 2020, o museu disponibiliza online os dados de catalogação de parte do acervo, com fotografias (em sua maioria) em alta definição. .
.

Arquivístico
O Acervo Arquivístico começou a ser formado em 1956, com a aquisição de toda a documentação cartorial da Antiga Comarca do Rio das Mortes. Desde então, o arquivo foi sendo ampliado, recebendo coleções particulares, comerciais, familiares, fotográficas e outras, além da própria documentação institucional do Museu.
Entretanto, em 2007, o material que compunha a Comarca do Rio das Mortes foi retirado do Museu e atualmente encontra-se sob responsabilidade do Escritório Técnico do IPHAN em São João del-Rei. Atualmente, o Arquivo do museu é composto por cerca de 500 volumes, que formam as coleções Comerciante Carvalho Campos; Retratos do Século XIX; Documentos e Estampas Religiosas; Embaixador Gastão da Cunha; Banco Almeida Magalhães; Carlos Henrique Filho; Oranice Franco; Custódio Guimarães e Documentos Históricos Institucionais; além da Coleção Conjunto Urbano de São João del-Rei, composta por fotografias do centro histórico da cidade, registradas ao longo do século XX.

Certificada pelo Instituto Nacional do Livro em 1987, a Biblioteca do Museu começou a ser organizada na década de 1950, com objeto de formar um acervo bibliográfico de caráter técnico que auxiliasse o trabalho de pesquisa junto aos acervos arquivístico e museológico. São ao todo mais de 1500 volumes que compreendem livros, cadernos técnicos, revistas, anais, catálogo, jornais, monografias, dissertações e teses. Com recorte temático específico, a Biblioteca é especializada em Arquivologia, Conservação, História da Arte, História do Brasil, História Patrimonial, Museologia, Patrimônio e Genealogia.
Desde 2024, o Museu disponibiliza seu catálogo completo para consulta através da Rede de Bibliotecas de Museus do Ibram.
.
.
.
Saiba mais nos links abaixo.



