Visita mediada à Fazenda do Pombal

publicado: 05/06/2018 17h30, última modificação: 26/09/2019 17h31

Museu Regional realiza expedição à Floresta Nacional de Ritápolis durante a Semana do Meio Ambiente

Museu Regional promoveu, nessa segunda-feira (4), uma visita mediada pela antiga Fazenda do Pombal, local de nascimento de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. O lugar é parte da Floresta Nacional de Ritápolis e gerido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. A excursão fez parte da 5ª Semana do Meio Ambiente, que acontece entre os dias 4 e 6 de junho.

A comitiva partiu do Largo Tamandaré, no Centro de São João del-Rei, e percorreu 12km de bicicleta até a reserva ambiental. Durante o trajeto, os ciclistas foram acompanhados pelo guia turístico e pesquisador Luís Miranda, que orientou os participantes e mediou a estadia na reserva florestal.

As terras da Fazenda do Pombal, às margens do Rio das Mortes, pertenciam à família de Tiradentes. O mártir da Inconfidência Mineira viveu no local até os nove anos de idade, entre 1746 e 1755. Atualmente, no sítio histórico restam apenas as ruínas de um engenho de cana de açúcar, além dos alicerces da antiga sede e resquícios de uma antiga ponte ferroviária.

A maior parte da área é ocupada por vegetação nativa. A expedição percorreu a mata para conhecer a biodiversidade e as paisagens naturais da reserva. Também conheceu o viveiro de mudas do Instituto Chico Mendes e as corredeiras do Rio das Mortes

Anualmente, o Museu Regional realiza visitas técnicas e mediadas por locais turísticos e históricos de São João del-Rei, como caminhadas na Serra do Lenheiro e visitas às minas de ouro da cidade. Segundo a diretora do Museu, Rosiane Nunes, eventos desse tipo incentivam a população a conhecer melhor o patrimônio, seja ele natural ou arquitetônico. A intenção é que, a partir de julho, essas expedições se tornem mensais e façam parte do calendário da instituição. “É importante que a população da cidade e o público universitário conheçam o patrimônio, e o Museu, como instituição cultural, tem o dever de preencher essa lacuna”, explica Rosiane.