Violonistas se apresentam no Museu Regional de São João del-Rei durante Inverno Cultural UFSJ

O Inverno Cultural é um festival de artes plurais, o maior programa de extensão da UFSJ e desenvolve ações para promover a formação cidadã cultural.

publicado: 22/07/2022 16h46, última modificação: 29/07/2022 10h27

O Museu Regional de São João del-Rei recebe duas das atrações do Inverno Cultural da UFSJ. Os eventos acontecem na segunda-feira (25) e na quarta-feira (27), ambos às 19h, com entrada gratuita.

Na segunda-feira acontece a apresentação musical Homenagens, do violonista Guilherme Vincens. Doutor em performance musical (violão) e etnomusicologia pela University of Arizona, o músico já recebeu 12 premiações em concursos internacionais de violão, destacando o Primeiro Lugar no XI Concurso Internacional de Portland, EUA, além de outras premiações. A classificação é livre para todos os públicos

Já na quarta-feira, ocorre o concerto musical O Brasil de ontem e de hoje através do violão de concerto, com Octavio Deluchi. O evento fará um panorama histórico da transformação da música Brasileira, do início do Século 20 até os tempos atuais. Com obras que vão da década de 1930, até recém publicadas e estreadas, a apresentação pretende alcançar diferentes nuances através das manifestações que perpassam a música clássica e popular. A classificação é para maiores de 16 anos.

Octávio Deluchi, tem 24 anos é músico, violonista e compositor. Natural de São João Del Rei (MG), hoje residente da cidade de Nova Iorque (EUA), onde também desenvolve seu trabalho na área como performer. Deluchi é Licenciado em Educação Musical com ênfase em Violão pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), mestre em Música pela Radford University (VA) e atualmente é doutorando (DMA) pela Stony Brook University.

O Inverno Cultural chega na sua 33º edição neste ano de 2022 e ao longo desses mais de 30 anos vem desenvolvendo ações para promover a formação cidadã cultural pelas artes, democratização do acesso à cultura, a convivência com a comunidade e a valorização da cena artística. As atividades, oficinas, apresentações, mostras, entre outros, são totalmente gratuitas e ocorrem em espaços públicos (ruas e praças de diversos bairros), campi da UFSJ e espaços culturais, como teatro municipal, galerias, museus, centros culturais, dentre outros, de forma que seja de fácil acesso à todos.

A edição de 2022 terá como tema “Planeta Fome”. A temática se inspira no álbum homônimo de Elza Soares, de 2019, para reverenciar a artista e, ao mesmo tempo, promover reflexão sobre temas sensíveis à sociedade brasileira e que estão nas letras de suas canções como o racismo, a homofobia, o negacionismo, a violência doméstica, o feminicídio e a fome.