Entre os dias 18 e 24 de setembro, é realizada a 17ª edição da Primavera de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).
O tema escolhido foi “Memórias e Democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas”, como uma reflexão sobre os agentes que constroem a nossa democracia.
As memórias da comunidade LGBTQIA+ e a luta por direitos e respeito, enfrentando perseguições em muitas sociedades. As memórias e os conhecimentos ancestrais dos povos indígenas que enfrentaram (e enfrentam) séculos de colonialismo e exploração. As memórias das comunidades quilombolas que surgiram pela resistência e luta contra a escravidão e o racismo.
Onde estão essas pessoas nos museus? Que acervos representativos de suas culturas eles preservam? Como eles são apresentados para a sociedade e como os museus contribuem para seu reconhecimento e valorização?
A democracia se faz com muitas mãos e a participação/protagonismo desses grupos, que ainda são invisibilizados e vítimas constante de violências, é fundamental para um país mais justo, plural e igualitário.
Em breve mais informações sobre a programação no Museu Regional.