A 16ª Semana de Museus chegou ao final, mas deixa seu legado para a sociedade de São João del-Rei e Tiradentes.
Entre os dias 14 e 20 de maio, dez instituições culturais se uniram para promover a memória e as tradições dos povos afrodescendentes de Minas Gerais. Sob o título de Elos da Liberdades, o evento fez parte da 16ª Semana de Museus. Com este objetivo comum, 25 atividades foram realizadas em diversos locais, sempre trabalhando a memória e cultura popular da região.
Até o momento, a ação atraiu um público aproximado de 1.200 pessoas, que participaram de palestras, debates e oficinas, visitaram museus e galerias e puderam assistir a filmes que retratam um pouco sobre a cultura e religião afro-brasileiras que ainda resistem ao tempo. As exposições inauguradas nesse período continuam em cartaz e o público ainda pode conhecer parte das atrações da Semana de Museus.
Os Elos da Liberdade foram notícia em 15 veículos de comunicação de todos país. Entre estes, jornais online de Brasília, Paranaguá (PR) e Ouro Preto (MG) destacaram o evento ao noticiar sobre a Semana de Museus, além de publicações no portal do Ibram e do Ministério do Turismo. Em São João del-Rei, as atividades receberam duas inserções em jornais impressos e foi tema do programa de rádio Fala São João, apresentado por Roberto Miranda.
Neste sábado, 26, acontece ainda a Reunião de Saberes, que unirá representantes de diversos setores da cultura popular para debater, junto à Secretaria Municipal de Cultura, as necessidades de cada setor – além de fazer um balanço sobre os eventos que se realizaram na última semana.
No ano em que se comemoram os 130 anos da abolição da escravidão, os Elos da Liberdade não aprisionam. Unem!
Por João Victor Militani