Tancredo Neves e a redemocratização Brasileira

publicado: 02/09/2010 12h57, última modificação: 25/09/2019 13h00

O Museu Regional de São João del-Rei/IBRAM/MinC, em parceria com o Museu da República/IBRAM/MinC e o Jornal do Brasil, inaugura no dia 02 de setembro, quinta-feira, às 20:00 horas na sala de exposições de curta duração a exposição “Tancredo Neves e a redemocratização Brasileira”.

No ano em que se comemora o centenário de nascimento do Dr. Tancredo Neves, a exposição apresentará 50 capas históricas do Jornal do Brasil, a partir do acervo do CPDoc JB, que dão conta do processo de abertura política, desde a campanha pela anistia até a morte de Tancredo e a comoção popular desencadeada pelo fato.

Procura, desta forma, analisar um dos períodos mais emblemáticos da nossa história política e o papel do principal artífice do processo de restauração democrática do Brasil, após o regime de exceção que vigorou por 21 anos – de 1964 a 1985.

A idéia é homenagear não apenas o político que assumiu uma postura conciliatória que permitiu a união de diferentes tendências políticas em prol da restauração da democracia, como também os 25 anos da Nova República, inaugurada em 1985.

Através das capas do jornal, o visitante da exposição poderá acompanhar o desenrolar da disputa, que foi o principal tema veiculado pela imprensa naqueles dias que se seguiram ao fracasso da campanha pelas eleições diretas. Também são reproduzidos banners com charges dos artistas Lan e Loredano, destacadas das páginas do jornal e ampliadas.

Serviço: A exposição estará aberta na sala de exposições de curta duração do Museu Regional de São João del-Rei a partir do dia 03 de setembro, diariamente, no horário das 09:00 às 19:00 horas, à Rua Marechal Deodoro, n. 12 – Centro – São João del-Rei.