Semana de valorização da cultura afro-brasileira

publicado: 01/11/2017 16h18, última modificação: 26/09/2019 17h06

Museu Regional recebe grupo de congada e outros cinco eventos

O Museu Regional, em parceria com a Associação afro-brasileira Casa do Tesouro (Ponto de Memória Batuques) com o apoio da Prefeitura Municipal de São João del-Rei, realizará dos dias 20 a 25 de novembro a “Semana de valorização da cultura afro-brasileira”. A comunidade de povos tradicionais de matriz africana, no empenho da preservação de saberes e práticas ancestrais, lançará no Museu o “Calendário Axé”. Com a ajuda de artistas plásticos, ilustradores e colaboradores, o Calendário apresenta uma coletânea de imagens que realçam a beleza do Candomblé e da cultura afro-brasileira. O lançamento será no dia 20 às 19:30h.

A programação completa contará com exposição, palestra, oficina e exibição de filme que buscam a visibilidade e valorização social dos grupos envolvidos, bem como provocar reflexões e diálogos que enriqueçam o público. Por meio da democratização de acesso ao conhecimento, a proposta é de se constituir um museu vivo e dinâmico que dê continuidade à cultura e religiosidade que os negros deixaram na nossa história.