Nota de falecimento

Roberto Maldos

Comunicamos o falecimento do ex-chefe do Escritório Técnico do IPHAN de São João del-Rei.

publicado: 16/12/2020 16h19, última modificação: 16/12/2020 16h26

Formado em Comunicação e História, Roberto iniciou sua trajetória profissional como estagiário do IPHAN, no Rio de Janeiro. Ele se mudou para São João del-Rei, no início dos anos de 1990. Em nossa cidade e posteriormente em Tiradentes, ele assumiu a função de chefe no Escritório Técnico do IPHAN.

Preocupado com a preservação do conjunto urbano da cidade, seu trabalho foi voltado para projetos de preservação do conjunto urbano. Além disso, realizou pesquisas e elaboração de processos de tombamento. Roberto Maldos se tornou uma referência importante para profissionais de diversas áreas.

Nas palavras da colega, Maria de Fátima Vasconcelos era: “Uma pessoa delicada, meiga e sempre muito gentil. Com sua delicadeza e sensibilidade tinha a fotografia como hobby e capturava a essência do ser humano, a exuberância e ao mesmo tempo a simplicidade da natureza. Como profissional, era um apaixonado pelo patrimônio e sempre dedicado a preservação. Pesquisador sensível, ele tinha a dedicação e a paciência necessária para se aprofundar nas buscas da história. O companheirismo, alegria e seriedade do Roberto, vão fazer muita falta. Ele tinha as qualidades que tanto faltam no mundo hoje”.

O seu sepultamento ocorrerá na tarde desta quarta-feira, no Cemitério de São Gonçalo, em São João del-Rei.

Com o reconhecimento e gratidão dos colegas.