Recitais Natalinos encerram eventos de 2023 no Museu Regional

Apresentações no Órgão de Tubos são abertas ao público

publicado: 13/12/2023 11h48, última modificação: 22/12/2023 15h12

Fechando os eventos de 2023, o Museu Regional de São João del-Rei apresenta uma sequência de recitais no Órgão de Tubos em celebração ao Natal.

Na terça-feira, dia 19, às 19h, acontece um recital de canto (solos, duetos e grupo vocal), e órgão, executado pela mestranda Carmem Célia Gomes, pelo pianista Gabriel Casara e cantores convidados. O evento tem como objetivo apresentar ao público o resultado da pesquisa de Mestrado de Carmem Célia, cujo trabalho foi identificar um canto pertencente ao rito da celebração da Procissão do Enterro da cidade de Congonhas – MG. No caso a peça pesquisada é o canto das Heus, que, normalmente, é executado após o canto da Verônica. Na cidade supracitada este canto estava extinto há mais de 40 anos e agora pode novamente ser ouvido pelo público visto que, para as atuais gerações, é um canto inédito.

No dia seguinte, 20, é a vez da apresentação conjunta de Gabriel Casara, no órgão, Antônio Carlos, na flauta transversal barroca, Isabele Alves, no violoncelo, e Elenis Guimarães, no canto. O concerto apresenta obras de compositores do século XVIII como Handel, Bach e Vivaldi, e também do século XIX como o brasileiro Francisco Manuel da Silva. Um destaque especial desta apresentação é o uso de instrumentos de época, o Órgão de Tubos e a réplica de uma flauta do século XVIII, além de adaptações no violoncelo.

E fechando a programação, dia 21, a organista e cravista Priscila La Gatta apresenta um programa variado, passando por nomes como Johann Sebastian Bach, Cussy de Almeida, Hamilton de Holanda, Heitor Villa-Lobos e Milton Nascimento. O concerto cria uma viagem no tempo, aliando canções tradicionais barrocas e músicas populares brasileiras. A apresentação também conta com a participação de Leonardo Barreto, no saxofone soprano.

Todos os eventos são gratuitos e abertos ao público. O Museu Regional está localizado na Rua Marechal Deodoro, 12, Centro. Fica aqui o nosso convite!

O Órgão de Tubos

O Órgão de Tubos chegou ao Museu Regional de São João del-Rei na década de 50, quando o acervo começou a ser montado, após a reforma do casarão. Contudo, estima-se que fora confeccionado na primeira metade do século XVIII e pertencera à fazenda Bela Vista em São Miguel do Cajuru, distrito de São João Del Rei. Com o passar do tempo, esse instrumento entrou em desuso e com isso foi esquecido, silenciando-se até o ano de 2010 quando foi reinaugurado. Seu projeto de restauração foi coordenado pela Associação dos Amigos do MRSJDR, sob o patrocínio da Petrobrás e Itaú Cultural. Desde então, o Museu promove, periodicamente, concertos abertos ao público para que todos possam usufruir e conhecer parte de nossa herança cultural.