Revitalização do Largo

Reabertura da Praça Severiano de Resende traz benefícios para região.

Com revitalização da praça, região central da cidade é beneficiada com a possibilidade de eventos e atração de turistas.

publicado: 07/06/2021 15h54, última modificação: 08/06/2021 15h08

A Praça Severiano de Resende, no Largo Tamandaré, foi reaberta ao público nesta quinta-feira (20). Após meses em reforma, realizada pela Prefeitura Municipal de São João del-Rei, o projeto de revitalização do espaço está concluído e, entre diversas modificações, destacam-se a instalação da estátua de Getúlio Vargas e a requalificação da rua que liga a praça ao Museu Regional de São João del-Rei, tornando-se um potencial espaço de eventos e atração turística.

A nova configuração da praça, que foi ampliada e ganhou mais espaço para pedestres, traz também benefícios para o Museu. O fechamento do trânsito diante do prédio previne danos de infraestrutura e garante uma maior proteção ao acervo, que vinha sofrendo com a trepidação constante causada por veículos pesados. A instituição ganha ainda uma área de maior segurança para os visitantes, principalmente caravanas escolares, que antes tinham de aguardar a entrada em meio ao tráfego constante de carros, motocicletas e caminhões.

Com isso, o local também ganha novo potencial turístico, tanto com a instalação de dois novos monumentos como com a potencialidade em sediar eventos e movimentar seu entorno. A praça agora conta com o busto de Aleijadinho e a estátua em tamanho real de Getúlio Vargas, juntamente com as placas contendo o texto de um de seus discursos.

Dessa forma, o Museu se beneficia com um grande “adro” diante de sua fachada e o Largo Tamandaré eleva seu potencial turístico e econômico – o que também é benéfico para o comércio da região. Para a diretora do Museu, Eliane Marchesini Zanatta, as melhorias de infraestrutura são de vital importância para esta região da cidade: “Essa iniciativa vai não apenas aumentar a presença da comunidade e de turistas no local, mas também atrair outros investimentos que alavancarão as diversas interfaces culturais.”