Instituto Brasileiro de Museus
Museu Regional de São João Del ReiQuase 30 mil pessoas visualizaram as ações da Semana do Meio Ambiente

Em comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), o Museu Regional de São João del-Rei realizou uma série de 5 publicações especiais sobre a Serra do Lenheiro. Ocorrida entre os dias 1º e 5 de junho, a ação foi promovida no Facebook, Instagram e no site institucional, alcançando cerca de 28 mil usuários da internet.
Os posts produzidos ao longo da semana trouxeram curiosidades sobre a região rochosa que cerceia o norte da cidade. Com a intenção de despertar o interesse do público para a preservação do meio ambiente local, foram produzidos infográficos sobre as riquezas da Serra do Lenheiro e seu potencial para o turismo e movimentação da economia. Os textos tratavam das pinturas rupestres, o canal dos ingleses, a prática de rapel e escalada e a geologia e paleontologia do lugar, que contém vestígios diversos de ambientes marítimos; além de um resgate do debate promovido pelo Museu em abril, que contou com os pesquisadores Ulisses Passarelli, Luiz Miranda e José Saraiva Cruz.
No Facebook, a série manteve por volta de 50 compartilhamentos, alcançou mais de 27 mil pessoas e recebeu, no total, mais de 500 reações positivas. Ao longo da semana, o evento atraiu 45 novos seguidores para página do museu.
Publicada em forma de carrossel no Instagram, as 31 imagens disponibilizadas em cinco posts alcançaram 710 perfis de usuários e conquistaram um total de 364 interações. Ao todo, os infográficos foram compartilhados 109 vezes e conquistaram cerca de 40 novos seguidores para o perfil.
Em ambas as redes, a publicação com maior destaque e interesse do público foi sobre as Pinturas Rupestres, que alcançou mais de 13 mil pessoas no Facebook e 454 no Instagram.
Dos usuários alcançados, cerca de 40% são de de São João del-Rei, e o restante espalhados por todo o país, com destaque para Belo Horizonte (4.5%), Rio de Janeiro (4%), Juiz de Fora (3%) e são Paulo (3%). Mas o evento também alcançou usuários que estavam em Portugal, Reino Unido, Estados Unidos e Chile. A maioria, 61%, com idade entre 25 e 44 anos.
Já o texto disponibilizado no site institucional, recebeu 26 visitas nas últimas 48 horas – o que corresponde a 12% da visitação do site no mesmo período de tempo.