Semana de Museus

Programação completa da Semana de Museus

Em parceria com instituições da cidade, Museu apresenta programação diversificada que aborda o poder dos museus na cultura, na educação e no dia-a-dia.

publicado: 10/05/2022 11h45, última modificação: 06/09/2022 14h57

O Museu Regional de São João del-Rei preparou uma série de atividades para a 20ª Semana Nacional de Museus, que ocorre entre os dias 14 e 20 de maio. Entre os eventos está a inauguração da nova exposição de curta-duração “Marias, Mulheres e mais…”, elaborada com o acervo do museu que, de alguma forma, representam o feminino. Além da exposição, ainda estão programados uma roda de capoeira e um curso de formação de professores, em parceria com a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e com a Secretaria Municipal de Educação.

No sábado (14), a partir das 9h, a Fundação Internacional Capoeira Artes das Gerais (FICAG-SJDR) realiza a primeira etapa do Festival 20 Anos, com aula e roda de capoeira na Praça Severiano de Resende, em frente ao Museu. Logo após a atividade, os presentes participam de uma visitação mediada à exposição do Museu – que excepcionalmente neste dia, abre mais cedo, a partir das 10h.

Na segunda-feira, 16, às 19h, a instituição inaugura a exposição “Marias, Mulheres e mais…”. Com a intenção de abordar o universo feminino e a força da mulher ao longo dos tempos, a mostra é composta por objetos do cotidiano íntimo e público, que abordam variadas representações femininas a partir do acervo museológico. Durante a inauguração, acontece também uma apresentação musical com os irmãos Milena e João Lopes.

Ao longo da semana, entre terça e sexta-feira, o Museu oferece um curso de formação para professores com oficinas de capacitação para os professores da Rede Pública Municipal. Em parceria com o Departamento de Educação da UFSJ e com a Secretaria Municipal de Educação, a programação conta com debates sobre o poder educativo dos museus e a temática feminina na história, além da exibição do documentário “Hora Incerta” e visita mediada dos professores, entre outras atividades. As turmas já estão fechadas.

20ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS

Promovida anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museu (Ibram), a Semana de Museus é uma celebração cultural que envolve instituições de todo o país sob um mesmo assunto. Este ano, o tema proposto foi “O Poder dos Museus”.

Segundo a diretora do Museu, Eliane Zanatta, a palavra “museu” sempre esteve ligada ao feminino, por fazer referência ao templo das musas, as nove filhas de Zeus com a deusa da memória, Mnemosine. “Como o tema deste ano é ‘O poder dos museus’, a nossa exposição pensa em apresentar as mulheres no contexto das nossas coleções. Foi uma mostra toda idealizada por mulheres do Museu, pensando desde sempre no empoderamento feminino”, explica Eliane.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

• Aula e Roda de Capoeira

14 de maio – a partir das 9h
Local: Praça Severiano de Resende (Largo Tamandaré), Centro