Primavera dos Museus atrai mais de 160 pessoas

publicado: 20/09/2018 17h55, última modificação: 26/09/2019 17h56

Parceria entre quatro museus da região e duas universidades debateram a educação no espaço museal.

Nos dias 17 e 18 de setembro, ocorreu o I Seminário de Educação Museal. O evento reuniu mais de 160 pessoas e debateu a educação fora dos ambientes tradicionais de ensino.

Parte da 12ª Primavera dos Museus do Ibram, o seminário contou com duas palestras: “Educação museal na relação com as dimensões éticas, estéticas, políticas e sensíveis dos sujeitos”, ministrada pelo

Dr.Jezulino Lúcio Braga, professor da UFMG, e “Experiências docentes no Ensino Superior com o patrimônio histórico e museus de São João Del-Rei e Tiradentes”, apresentada pela professora da UFSJ, Drª. Christianni Morais.

Durante o seminário foi apresentado o Caderno da Política Nacional de Educação Museal (PNEM),publicado em junho pela Coordenação de Museologia Social e Educação (COMUSE) e houve ainda um debate sobre as experiências do setor educativos em museus.

Realizado pelo Museu Regional e pelo Museu Casa Pe. Toledo, o seminário foi organizado pela Rede de Educadores em Museus Campo das Vertentes (REM) e contou com a participação de membros do setor educativo do Museu de Arte Sacra de São João del-Rei e do Museu da Liturgia, de Tiradentes.

A 12ª Primavera de Museus continua com a visita técnica ao Museu da Inconfidência, em Ouro Preto, no dia 21 de setembro.