Prevenção de acidentes é tema de oficina ministrada no museu

publicado: 23/04/2019 12h53, última modificação: 27/09/2019 15h55

Mini-curso aplicado visa conservação do acervo e segurança dos funcionários.

O Museu Regional realizou, no dia 16 de abril, o mini-curso “Conservação e Segurança para Trabalhadores de Museus”. Ministrado pela museóloga Andréia da Fonseca Rodriguez, o seminário tratou sobre cuidados do patrimônio e acervo, além de discorrer sobre cuidados necessários para manutenção da saúde e segurança dos colaboradores da instituição.

Com o Museu em obras e as recentes movimentações do acervo – que foi todo realocado para proteção das peças – percebeu-se a necessidade de complementar as instruções aos colaboradores. “Os funcionários do museu que trabalham diretamente com o acervo já têm conhecimento sobre conservação e segurança, mas com essas mudanças, principalmente nessa situação delicada da reforma, percebemos a necessidade de treinar todo o pessoal”, explica Andréia.

Ela ainda ressalta a segurança dos próprios funcionários ao manusearem as peças: “Por mais limpo e bem cuidado que seja o acervo, tem sempre o risco de contaminação, afinal pode haver alguma ferrugem, fungo ou até mesmo os produtos usados na conservação podem ser tóxicos”, explica.

O Mini-curso teve duração de duas horas e contou com 29 dos 33 colaboradores da instituição.