Paisagens culturais e o reflexo de São João del-Rei

publicado: 12/05/2016 17h32, última modificação: 26/09/2019 17h02

O Museu Regional de São João del-Rei (MRSJDR) recebe nesse mês de maio a exposição fotografias “Reflexos da Cidade”, do artista Kiko Neto. Compondo a 14ª Semana Nacional de Museus e faz parte do calendário do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). A mostra, com mais de 45 fotografias, será inaugurada no dia 12 de maio, às 19hs, e fica em cartaz até dia 26 de junho. A entrada é gratuita.

Com sua perícia e sensibilidade Kiko reinventa a cidade, revelando novos ângulos e perspectivas. Em cada fotografia compõe um poema, em cada paisagem um encantamento, em cada beleza uma preocupação. Kiko destaca em sua arte a São João del-Rei do início do século XXI e quer fazer do provisório, permanente, deixando para as futuras e novas gerações lembranças de como era a cidade nesse período.

Para ele, São João del-Rei se mostrou uma fonte inesgotável, sempre com novos ângulos “O local se parece com um modelo diante das câmeras, se mostrando sempre diferente. A cada estação, uma nova roupa”, afirma. Kiko vê São João como poesia e tenta transformar o seu trabalho em um breve reflexo da cidade.

José Francisco Gonçalves Neto, Kiko Neto, nasceu em São João del-Rei e tem 49 anos.  É advogado e empresário, mas tem a fotografia como um hobby e ao, longo dos anos, capta o seu olhar sobre o patrimônio artístico e urbanístico que marcam a história do povo sanjoanense.

A Semana de Museus acontece entre os dias 16 e 22 de maio e é promovida em comemoração ao Dia Internacional do Museu, 18 de maio. O tema escolhido para esse ano, “Museus e paisagens culturais”, vem com a proposta de reforçar o papel sociocultural dos museus. Em 2016, 1236 museus de todo o país oferecem ao público mais de 3700 atividades especiais.