Primavera de Museus

Orquestra Sinfônica e oficina de arte são destaques na Primavera de Museus do Museu Regional de São João del-Rei

Composições de 1822, feitas pelo são-joanense Antônio dos Santos Cunha em homenagem a Dom Pedro I, serão executadas pela Bicentenária Orquestra Ribeiro Bastos.

publicado: 02/09/2022 16h32, última modificação: 26/09/2022 16h05

O Museu Regional de São João del-Rei preparou três atrações para a 16ª Primavera de Museus do Ibram. Com temática relacionada aos 200 anos da Independência do Brasil, os eventos acontecem entre os dias 19 e 23 de setembro, com mostra de arte, oficina de pintura e apresentação musical em homenagem a Dom Pedro I.

No dia 21, o artista plástico são-joanense, Wanderlei Guilherme, o Wangui, é o responsável pela realização de uma oficina de pintura. Com foco no público adolescente e adulto, a oficina acontece na Praça Severiando de Resente, em frente ao Museu, e é aberta ao público em geral, sem necessidade de inscrição prévia.

Já na sexta-feira, 23, a partir das 19h, o Museu recebe a Orquestra Ribeiro Bastos para um concerto em homenagem à Independência do Brasil. Com mais de 200 anos de história, o conjunto já existia na época da Independência e trás ricos registros musicais daquele período. Regida atualmente pelo maestro Rodrigo Sampaio Pereira, a orquestra pretende executar a composição “Missa e Credo a Cinco Vozes”, de Antônio dos Santos Cunha (compositor que viveu em São João del-Rei no início do Século XIX). A obra prevista para apresentação foi composta em 1822, em homenagem ao Dia do Fico, dedicada ao Imperador Dom Pedro I e apresentada na côrte naquele mesmo ano.

Além de Cunha, a Orquestra também executa obras religiosas compostas pelo próprio monarca brasileiro. As composições serão executadas pelo corpo completo da orquestra, com cerca de 40 músicos.

A exposição “Mostrar Arte é Sempre Bom”, de autoria de Wangui, apresenta uma diversidade de peças que remetem ao casario das cidades históricas de Minas Gerais. São imagens relacionadas aos períodos do Brasil Colonial e Imperial. A mostra foi inaugurada no dia 8 de setembro, como início das comemorações da Independência. As telas e os objetos reciclados pintados pelo artista ficam em exibição até o fim de novembro e podem ser visitados de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e nos finais de semana, de 12h às 16h.

16ª Primavera de Museus

Realizada tradicionalmente durante o mês de setembro, a Primavera de Museus é uma iniciativa desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e realizada desde 2007. O projeto possui um tema específico para cada edição e tem como objetivo divulgar e promover as ações desenvolvidas por museus de todas as regiões do Brasil. Este ano, acompanhando as celebrações do bicentenário da Independência do Brasil, o tema da Primavera é “Independências e Museus: outros 200, outras histórias”.