Eliane Zanatta aposta em técnica e afetividade para gerir a instituição.
A posse da nova diretora do Museu Regional de São João del-Rei, Eliane Marchesini Zanatta, aconteceu na quarta-feira, 5 de fevereiro, na sede da instituição. A cerimônia contou com a presença de todos os colaboradores do museu e da dirigente do Escritório de Representação Regional do Instituto Brasileiro de Museus, em Minas Gerais, Cláudia Maria Chaves.
Eliane possui graduação em História pela Universidade Católica de Petrópolis e doutorado e mestrado em Museologia e Patrimônio pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Com especialização em diferentes áreas, a nova diretora possui formação em Conservação e Restauração, realizada no Istituto per l’Arte e il Restauro Palazzo Spinelli, na Itália.
Durante 35 anos, ocupou cargos no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e no Ibram. Nesse período, entre outras atribuições, ficou 18 anos responsável pelo Laboratório de Conservação e Restauração do Museu Imperial, além de atuar como Coordenadora Administrativa do Paço Imperial e Coordenadora Administrativa da 14ª Superintendência Regional do IPHAN, à época com abrangência nos estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Distrito Federal.
Segundo Eliane, seus planos visam contribuir com o crescimento do Museu Regional através de uma atuação objetiva. “Considero as dificuldades apresentadas no campo museal como desafios para criar novas soluções e otimizar processos”, comenta a diretora.
A cerimônia de posse foi realizada dez meses após a chamada pública do Ibram. O processo de seleção contou com oito candidatos e foi realizado em Belo Horizonte.