Nas trilhas da serra – flora da Serra de São José

publicado: 12/06/2008 12h42, última modificação: 25/09/2019 12h44

Inaugura na próxima quinta-feira dia 12 de junho às 20:00 horas na sala de exposições de curta duração do Museu Regional de São João del-Rei a exposição Nas trilhas da serra – flora da Serra de São José – MG. Peter Hargreaves, biólogo, residente no município de Tiradentes,  apresenta uma seleção de fotos de plantas floríferas encontradas ao longo das trilhas da Serra de São José.

Em seu estudo sobre a biodiversidade dessa região, Hargreaves iniciou um projeto para unir imagens de plantas a informações computadorizadas. Em 1995 começou a capturar imagens de folhas das árvores nativas através de scanner, e a partir de 1999 iniciou a captura e vista de imagens de alta resolução de uma maneira efetiva. Pesquisando para sua tese de doutoramento em Engenharia Florestal na Universidade Federal de Lavras, desenvolveu um sistema que permite a identificação de mais de 500 espécies de árvores da nossa região.

Todas as amostras são fotos tiradas em 16 caminhadas realizadas durante 3 horas em algumas manhãs, começando no dia 25 de janeiro de 2007 e terminando no dia 24 de setembro do mesmo ano. Portanto, este trabalho não abrange uma coleta de espécimes de plantas, e toda a identificação foi feita através da literatura dos guias, floras e internet, e também com a experiência do biólogo.

Na exposição serão exibidas em fotos 20 x 30 cm, 60 espécies de plantas, dentre as 250 que já fotografou buscando passar uma idéia da mais recente classificação das angiospermas (plantas floríferas) tornada possível a partir do uso de informações adicionais provenientes dos estudos de DNA, além de informações sobre cada espécie apresentada. A exposição que apresenta ainda outras 60 fotos em power point, estará aberta na sala de exposições de curta duração do Museu Regional de São João del-Rei até o dia 13 de julho no horário das 12:30 às 17:30 horas.