Museu tem atrações especiais durante o Inverno Cultural UFSJ

publicado: 11/07/2018 17h33, última modificação: 26/09/2019 17h35

São oito dias de evento com exposições, shows e apresentações teatrais.

Entre os dias 21 e 29 de julho, o Museu Regional recebe uma programação especial, que será parte do 30º Inverno Cultural UFSJ. São sete eventos, entre apresentações teatrais e musicais, além de duas exposições de arte, promovidas em parceria com a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

Entre os eventos, está o lançamento do CD Passim, com canções originais do violonista Flávio Vasconcelos e da cantora Jacque Falcheti. O álbum foi gravado em Portugal, no Centro Internacional de Música e Danças do Mundo Ibérico (Musibéria), e apresentado em sete países, desde 2016. O show acontece na sexta-feira (27), às 19h.

A programação também conta com o Recital de Órgão de Tubos, por Elisa Freixo, e com o espetáculo musical uZerê, dos músicos Clebson Cunha e Lecinho. As atividades do Museu durante o Inverno Cultural ainda incluem oficina de palhaçariaintervenção de palhaças e uma apresentação performática que une música e poesia.

O Museu Regional recebe ainda duas exposições idealizadas por alunos e professores da UFSJ. “No Caminho do Barro”, contém peças em cerâmica, e a “Penso, logo resisto” apresenta foto-colagens que promovem a reflexão sobre a representatividade dos corpos femininos nas mídias.

As entradas são gratuitas e sujeitas à lotação do local.

Confira abaixo a programação detalhada do evento:

Exposições

Idealizada por quatro alunas do curso de Jornalismos da UFSJ, a exposição “Penso, logo resisto” apresenta 20 foto-colagens, realizadas pelo projeto de extensão Jornal Delas. Com estes trabalhos, Clara Fernandes, Mariana Ribeiro, Mariana Tirelli e Rebeca Oliveira pretendem promover a reflexão sobre a representatividade dos corpos femininos nas mídias em geral.

Já a mostra “No Caminho do Barro”, idealizada pelo professor da UFSJ, Dr. Kleber José da Silva, e pela aluna de artes Mailza Bernnard, apresenta peças em cerâmica produzidas coletivamente no projeto Oficina de Cerâmica.

As duas exposições ocorrem ao mesmo tempo, entre os dias 21 e 29 de julho. Durante esse período, o Museu fica aberto em horários especiais para visitação.

Oficina

Na segunda-feira (23), a partir das 15h, as alunas do curso de Teatro da UFSJ, Paolla Andrade e Thainá Rodrigues, oferecem a “Oficina de Palhaçaria“, com técnicas teatrais sobre o tema. A proposta visa explorar o entorno, utilizando-se do espaço cultural para interagir com o público-alvo dos personagens palhaços.

São 20 vagas para o público interessado. As inscrições podem ser realizadas no Museu Regional a partir do dia 12 de julho.

Apresentações teatrais

Em continuidade à oficina, a “Intervenção de Palhaças” explora jogos dramáticos e teatrais, com improviso, humor e interação com platéia. Voltada para o público adolescente, a apresentação acontece na terça-feira (24), a partir das 15h.

As atrizes Iasmim Alice e Lucimélia Leão apresentam, na quarta-feira (25), às 19h, uma declamação de poesias de autoras negras. A performance envolve música e textos compostos por mulheres afro-brasileiras, que abordam a situação dos povos negros no país, não apenas na atualidade, mas em todo o seu contexto histórico.

Musicais

Durante o Inverno Cultural UFSJ, o Museu realiza três apresentações musicais, com canções de temática africana, música popular brasileira e composições para órgão de tubos.

O show “uZerê“, realizado pelos músicas Clebson Cunha e Lecinho, é uma apresentação de músicas que elencam os costumes, as crenças e as lutas dos descendentes de povos africanos no Brasil. Com voz, violão e percussão, a dupla se apresenta na quarta-feira (25), a partir das 19h.

Na quinta-feira (26), às 18h30, a organista Elisa Freixo, titular da Arp-Schnitger da Sé de Mariana (MG), apresenta o recital de órgão de tubos. Já tradicional, o espetáculo é realizado em um instrumento original do século XVIII, fabricado no Brasil e pertencente ao acervo do Museu Regional.

Encerrando a semana, o violonista Flávio Vasconcelos e a cantora Jacque Falcheti lançam seu primeiro álbum, intitulado “Passim“. Na sexta-feira (27), às 19h, a dupla apresenta composições inéditas, gravadas em Portugal, no Centro Internacional de Música e Danças do Mundo Ibérico (Musibéria). Os músicos trazem para São João del-Rei uma variedade de linguagens da música brasileira, com arranjos de violão e pandeiro, buscando abordar as raízes do povo brasileiro através de canções autorais.