Museu Regional recebe quase 800 pessoas para eventos de Julho

Comemoração do aniversário de 60 anos da instituição foi um sucesso de público

publicado: 04/08/2023 14h35, última modificação: 04/08/2023 14h35

Julho foi um mês muito importante para o Museu Regional de São João del-Rei. Além dos diferentes eventos ocorrido nas dependências do casarão, comemoramos 60 anos de história com uma celebração incrível. Ao todo quase 800 pessoas participaram dos eventos promovidos ao longo do mês.

Logo no início, dia 6, ocorreu a inauguração da exposição temporária “Poéticas Cíclicas em Cerâmica” que reúne trabalhos inéditos dos/das artistas Diana Elisa Paulos, Higor Serpa e Lívia Stefani. A exposição coletiva é fruto de uma reflexão sobre o tempo como manifestação não-linear e cíclica, onde os/as artistas partilham o desejo de investigar suas questões existenciais mais íntimas. Para isso, utilizam a cerâmica para criar uma narrativa viva, unindo início e fim em ciclos cheios de possibilidades. No dia da inauguração 68 pessoas estiveram presentes para prestigiar os artistas.

Já no dia 10, como parte da programação do Inverno Cultural da UFSJ, o Museu recebeu o show de lançamento do disco “Lão”, de Guilherme Vincens. Com composições para violão solo, o disco foi gravado em dezembro de 2022 e inclui uma Sonatina em três movimentos, miniaturas, estudos e homenagens. O músico apresentou suas composições para uma plateia de 76 pessoas, lotando o salão do Museu.

Alguns dias depois, no dia 14, foi a vez da segunda edição de “Uma Ponte entre Nações”, um concerto tcheco-brasileiro, com a presença do barítono da República Tcheca, Martin Vydra, e do organista, Robson Bessa. O evento aconteceu em razão dos 200 anos das relações entre República Tcheca e Brasil, com o apoio do Ministério da Cultura da República Tcheca. O programa da apresentação contou com obras de cinco compositores barrocos famosos e 30 pessoas assistiram o concerto.

Os últimos dias do mês foram reservados para as celebrações dos 60 anos do Museu Regional. Aberto oficialmente ao público no dia 29 de julho de 1963, o Museu é considerado um marco na preservação do patrimônio na cidade. Para comemorar essa data tão especial e marcante, o Museu realizou diferentes eventos. No dia 27, aconteceu a cerimônia solene para convidados. Na ocasião, a mesa foi composta por Célia Vitral, Alzira Haddad e Maria de Fátima Vasconcelos, que realizaram falas sobre a importância da data e do Museu. A noite contou também com a inauguração da exposição virtual “Gastão da Cunha: 160 anos do diplomata são-joanense”.

Ainda teve tempo para uma homenagem a funcionários que se dedicaram por décadas ao Museu Regional: Edilson Reinaldo, Roberto Carlos e Maria de Fátima. Eles receberam uma placa comemorativa e foram muito aplaudidos pelos 89 presentes. Para finalizar, Priscila La Gatta, no órgão, e Leonardo Barreto, no saxofone, apresentaram um recital lindo e encantaram os convidados. Após a cerimônia, ocorreu um coquetel comemorativo.

No dia seguinte, 28, o público foi brindado com dois eventos belíssimos. O espetáculo “Partidas”, do Teatro da Pedra, encantou a plateia. O grupo de São João del-Rei apresentou uma peça que conta a história de mulheres que deixaram o interior para tentar a vida na cidade grande. O público riu, se emocionou, cantou e até chorou! Após o espetáculo, o grupo realizou um cortejo musical até o Teatro Municipal, passando pelas ruas do centro histórico. Estima-se que 180 pessoas acompanharam a peça no Largo do Tamandaré, em frente ao Museu Regional.

Lá no Teatro Municipal, Chico Lobo e Banda apresentaram o show para encerrar as comemorações dos 60 anos do Museu Regional. O show especial “Na Estrada” também comemorava os 60 anos de Chico Lobo e os vários anos dedicados à viola caipira. O artista são-joanense cantou clássicos, músicas autorais e ainda recebeu no palco ex-colegas de banda, relembrando o início da carreira. O público cantou junto e Chico Lobo até colocou todo mundo para dançar catira ao final do show. O Teatro ficou praticamente lotado com um público de aproximadamente 310 pessoas.